Empreendedorismo Feminino
Tendências
Gaps de Pesquisa
Área
Empreendedorismo
Tema
A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências
Autores
Nome
1 - Anderson dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós-graduação em Administração - PROPADM
2 - PHELLIPE RAMON MENESES SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós-graduação em Administração - PROPADM
3 - RÚBIA OLIVEIRA CORREA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - DAD
4 - Gustavo Dambiski Gomes de Carvalho UniSenai - Faculdades da Indústria - Curitiba - CIC
5 - Rosângela Sarmento Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós Graduação Profissional em Administração Pública - PROFIAP
Reumo
O empreendedorismo feminino (EF) tem despertado um interesse significativo entre acadêmicos (Deng et al., 2021). Estudos da última década (Cunha; Nascimento; Falcão, 2024; Morales-Urrutia, 2023; Deng et al., 2021) proporcionaram uma compreensão inicial do campo do EF. No entanto, o notável crescimento dos estudos sobre a temática demanda uma revisão mais abrangente deste domínio acadêmico que ainda carece de uma compreensão aprofundada das publicações científicas recentes para que seja possível traçar um perfil das publicações e suas tendências futuras (Deng et al., 2021).
Este artigo se propôs analisar bibliometricamente e de forma sistemática a produção científica acerca do tema Empreendedorismo Feminino, a fim de identificar tendências e gaps de pesquisas. Para tanto, o seguinte problema de pesquisa foi respondido: Quais as tendências e os gaps de pesquisas sinalizados pela produção científica acerca do tema Empreendedorismo Feminino?
O empreendedorismo envolve identificar oportunidades de negócios, criar e gerenciar um empreendimento com os recursos adequados, e explorar essas oportunidades para gerar valor (Ali; Jabeen; Burhan, 2023). Entende-se que o empreendedorismo é uma atividade socialmente integrada e para compreender a singularidade do empreendedorismo feminino é essencial considerar o contexto no qual se insere (Brush; Bruin; Welter, 2009). Apesar dos progressos, esse contexto não costuma ser muito favorável, o que dificulta a ação por parte de muitas mulheres empreendedoras (Santos et al., 2023).
As discussões abordadas nas categorias analíticas desta revisão sistemática evidenciam a amplitude dos estudos no campo do empreendedorismo feminino (EF), que abrangem uma variedade de áreas e contextos. As pesquisas no campo do EF, nos últimos cinco anos, e os gaps para estudos futuros concentraram-se nas categorias de análise: a) disparidades de gênero no empreendedorismo, b) ação empreendedora realizadas por mulheres, c) mulheres empreendedoras em contextos globais, d) empreendedorismo materno, e) mulher no empreendedorismo familiar e f) empreendedorismo verde por mulheres.
Estas considerações têm como base os 47 artigos mais relevantes sobre a temática EF, indicados pela Web Of Science. Os achados bibliométricos revelam a presença de três periódicos destacados quando diante da temática EF. Ao analisar as palavras-chave utilizadas nos estudos, percebe-se um foco significativo nas questões de gênero. A análise de cocitação de referências de autores destacou a relevância de Jennings, Brush, Ahl, Marlow e Rashid nos últimos anos. Por fim, as tendências da área do EF e os gaps para estudos futuros concentraram-se em torno de seis categorias de análise distintas.
ALI, J.; JABEEN, Z.; BURHAN, M. Fatores de medição que influenciam a intenção empreendedora entre gêneros na Índia: evidências do banco de dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Journal of Research in Marketing and Entrepreneurship, v. 25, n. 1, p. 63-82, 2023.
BRUSH, C. G.; DE BRUIN, A.; WELTER, F. A gender-aware framework for female entrepreneurship. International Journal of Gender and Entrepreneurship, v. 1, n. 1, p. 8–24, 2009.