Resumo

Título do Artigo

Aprendizagem no contexto das colaborações em Redes e Ecossistemas de Inovação: Uma revisão integrativa da literatura
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Palavras Chave

Aprendizagem
Redes de Inovação
Ecossistemas de Inovação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Dannyela da Cunha lemos
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Esag
2 - Micheline Gaia Hoffmann
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - esag
3 - Elisa Pereira Murad
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas
4 - MAYLA MENDEL DE SYLOS FABRIS
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG - Lab Athena

Reumo

A aprendizagem é apontada como uma das razões pelas quais as organizações colaboram no processo de inovação (Peronard; Brix, 2019). Nesse contexto, identifica-se uma corrente de estudos que aborda a “aprendizagem interorganizacional” com pesquisas na perspectiva das alianças e das redes (Peronard, 2021), ressaltando o contexto da inovação. Por outro lado, a literatura específica de ecossistemas de inovação pouco tem tratado sobre aprendizagem, de forma que ainda há muito por explorar.
Pesquisas envolvendo os constructos de aprendizagem, redes e ecossistemas tem se desenvolvido de forma desarticulada. Faz-se importante integrar os esforços de pesquisa já produzidos em aprendizagem no contexto de alianças e redes às emergentes pesquisas no campo de ecossistemas, evitando que se recriem os mesmos conteúdos sob novos rótulos (Kohtamaki; Rabetino; Huikkola, 2023). Assim, o objetivo do trabalho é compreender, do ponto de vista teórico, como se caracteriza a aprendizagem que resulta das colaborações entre atores no contexto de redes ou ecossistemas de inovação.
Destacam-se como conceitos-chave aprendizagem, redes e ecossistemas de inovação. Discute-se os ecossistemas de inovação como um conjunto em constante evolução de atores incluindo empresas, universidades, governos, em atividades que impulsionam a inovação (Granstrand; Holgersson, 2020). Quanto à aprendizagem interorganizacional destaca-se como um processo dinâmico e relacional que impele as organizações a colaborarem, compartilharem e criarem conhecimento em conjunto para benefício mútuo (Kotamaki, Rabetino, Huikkola, 2023).
Os resultados deste estudo emergem de uma revisão integrativa da literatura e ressaltam as características do processo de aprendizagem, que envolve diferentes abordagens, como exploitation e exploration learning, e a identificação de outros elementos, como mecanismos e estrutura que influenciam nesse processo; as características das relações entre atores; e as capacidades e competências organizacionais. Identificou-se também a prevalência da abordagem de redes de inovação em relação a de ecossistemas de inovação, apontando assim, para a importância de novos estudos para explorar essa lacuna.
O artigo buscou responder à problemática de como se caracteriza a aprendizagem que resulta das colaborações entre atores no contexto de redes ou ecossistemas de inovação. Os achados destacaram a prevalência da abordagem de redes, enquanto a perspectiva dos ecossistemas de inovação não é explorada. A lacuna identificada sugere a necessidade de estudos que investiguem como os ecossistemas influenciam a aprendizagem interorganizacional. Este estudo contribui ao destacar elementos envolvidos no processo de aprendizagem interorganizacional, e apontar caminhos para pesquisas futuras.
GRANSTRAND, O.; HOLGERSSON, M. Innovation ecosystems: A conceptual review and a new definition. Technovation, v. 90-91, 2020. KOHTAMÄKI, M.; RABETINO, R.; HUIKKOLA, T. Learning in strategic alliances: Reviewing the literature streams and crafting the agenda for future research. Industrial Marketing Management, v. 110, p. 68-84, 2023. PERONARD, J. P.; BRIX, J. Organizing for inter-organizational learning in service networks. The Learning Organization, v. 26, n. 3, 2019. PERONARD, J. P. Interorganizational learning: a strategic framework for service networks. The Learning Organization. 2021.