Transformação Digital e Inovação em Negócios Digitais
Autores
Nome
1 - Murilo Sautereaud Tonin Pedrosa Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP - FEARP/USP
2 - ILDEBERTO APARECIDO RODELLO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEARP
Reumo
Desde o início da pandemia de COVID-19, houve uma crescente difusão de aplicativos de delivery de supermercado. Este estudo investiga os fatores que influenciam a adoção e o uso desses aplicativos, utilizando o modelo UTAUT2 (Venkatesh et al., 2012), uma teoria amplamente reconhecida de aceitação e uso de tecnologia no contexto de consumo.
O estudo aborda a pergunta: “Quais são os principais fatores que influenciam a aceitação e o uso de aplicativos de compras e delivery de supermercado?”. Por meio da aplicação do modelo UTAUT2 para avaliação da aceitação e uso de aplicativos de supermercado são identificados os construtos que explicam a intenção e o comportamento de uso para usuários e a intenção de adoção pelos não usuários.
O UTAUT2 (Venkatesh et al., 2012) é uma teoria que visa estudar o uso e aceitação de tecnologias no contexto de consumo individual. Por meio dessa abordagem, diversos estudos foram realizados globalmente em diversas modalidades de m-commerce. Aplicações de UTAUT2 no contexto de aplicativos móveis mostram uma ligação significativa entre hábito e intenção comportamental, bem como entre hábito e uso destes aplicativos.
Foram coletadas 412 respostas válidas via questionário online, sendo 207 usuários de aplicativos de supermercado e 205 não usuários. A amostragem foi por conveniência combinada com "bola de neve". Para ambas as amostras, aplicou-se o modelo UTAUT2 por Modelagem de Equações Estruturais (PLS-SEM) para analisar os construtos que predizem a intenção e comportamento de uso.
Para usuários de aplicativos, a capacidade explicativa (R²) da intenção de uso foi de 49,4%. Para não usuários, obteve-se uma capacidade explicativa (R²) da intenção de uso de 50,4%. Para usuários, os construtos mais relevantes foram “Expectativa de Performance”, “Hábito”, “Influência Social” e “Motivações Hedônicas”. Para não usuários, foram “Hábito”, “Influência Social”, “Motivações Hedônicas” e “Valor do Preço”.
Em ambas as amostras, o hábito é o principal preditor para intenção e uso, sendo crucial para a adoção contínua de aplicativos de delivery de supermercado. A economia de tempo e utilidade na rotina são fatores críticos para usuários. Para não usuários, o hábito e a influência social são determinantes para a intenção de uso.
Hair, J. F., Hult, G. T. M., Ringle, C., & Sarstedt, M. (2016). A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). SAGE Publications. Van Droogenbroeck, E., & Van Hove, L. (2021). Adoption and Usage of E-Grocery Shopping: A Context-Specific UTAUT2 Model. Sustainability, 13(8), 4144. Venkatesh, V., Thong, J. Y. L., & Xu, X. (2012). Consumer acceptance and use of information technology: Extending the unified theory of acceptance and use of technology. MIS Quarterly, 36(1), 157–178.