Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO EM SERVIÇOS: A ADEQUAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIO E DA ESTRUTURA EMPRESARIAL DA GETIN PARA ATENDER A NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL E DE BASE TECNOLÓGICA
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Palavras Chave

aceleradora
negócios de impacto
modelo de negócio

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Marina Leite Vieira Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de administração
2 - Carolina Menezes de Almeida Santos
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA) - Irecê

Reumo

A GetIn é uma organização que foi originalmente estruturada apenas para atender a empresas de base tecnológica e que se viu com a possibilidade de perder atuação no mercado. Tendo em vista o mercado altamente competitivo e ávido por inovações disruptivas somado à necessidade de transformação do país frente aos diversos desafios sociais e ambientais que enfrenta, surge a seguinte questão: como redesenhar o modelo de negócios de uma aceleradora de empresas para atender a negócios de impacto social através da aplicação da metodologia do Programa ALI do SEBRAE?
A GetIn Aceleradora é uma aceleradora de empresas de base tecnológica e inovação de impacto localizada na Bahia, que auxilia startups e negócios em desenvolvimento de produtos inovadores e mentorias empresariais. Fundada em 2019, está situada no Parque Tecnológico da Bahia, sendo uma organização nascida do setor administrativo da TOPOS INFORMÁTICA, empresa que atuava apenas com serviços burocráticos. Todavia, foi percebido que esta poderia se transformar em uma aceleradora empresarial para apoiar o desenvolvimento dos novos negócios.
A GetIn foi originalmente estruturada apenas para atender a empresas de base tecnológica e, com isso, se viu com a possibilidade de perder atuação no mercado, principalmente com os impactos negativos da pandemia do COVID-19. Isso que fez com que a aceleradora pensasse em promover inovações em seus serviços e remodelar o seu modelo de negócio e estrutura para atingir ao objetivo de também atender a negócios de impacto social.
Para atingir ao objetivo de também atender a negócios de impacto social, a GetIn optou por contar com a ajuda do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). A solução desenvolvida com o auxílio da metodologia do Projeto ALI do SEBRAE, foi a remodelagem do Modelo de negócio da GetIn, utilizando as ferramentas Business Model Canvas, Matriz SWOT/FOFA, 5 Forças de Porter e Pitch Deck.
Se a empresa já havia se relacionado com 40 startups ou mais, após o Projeto ALI pelo menos 20 delas eram ou passaram a ser observadas pela sua capacidade também de gerar impacto social. Outro impacto positivo foi o fato de que a GetIn foi ganhadora do Prêmio Nacional de Inovação 2021/2022 na categoria Gestão da Inovação, juntamente com a Agente Local de Inovação que a atendeu, submetendo o seu case de redesenho de modelo de negócio para avaliação por parte da banca avaliadora.
Este artigo tem a sua relevância porque mostra como se deu a “virada de chave” que oportunizou à aceleradora GetIn a chance de se reinventar e perpetuar mesmo diante do desafio da pandemia do coronavírus e das incertezas inerentes a ele. Atualmente a GetIn é responsável por acelerar as startups e negócios que participam de um ecossistema integrado, fomentando o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras, de forma a ter contribuído para impactar positivamente a vida de mais de 300 pessoas até 2024, segundo dados divulgados pela aceleradora em seu site institucional.