Resumo

Título do Artigo

ALÉM DA COMIDA! A relação do ambiente de serviços de bares e restaurantes na tomada de decisão dos consumidores
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Palavras Chave

Comportamento do consumidor
Restaurante
Serviços

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Antonio Douglas Silva Costa
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Piripiri
2 - Luana de Oliveira Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - CAFS
3 - Maria Paula Travassos Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - CAMPUS AMILCAR FERREIRA SOBRAL
4 - David Carvalho Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Amílcar Ferreira Sobral

Reumo

Na escolha de um bar ou restaurante, os consumidores consideram vários fatores, como preço, variedade do cardápio, qualidade da comida, aparência dos alimentos, simpatia dos funcionários e qualidade dos alimentos. Fatores ambientais, como higiene, aparência do local e conforto, também são fundamentais nesse processo de escolha (Loriato; Pelissari, 2017; Lima; Borges, 2020).
Os bares e restaurantes desempenham um papel essencial, atendendo diversas demandas de consumo e promovendo socialização (Agnes; Moyano, 2013). Além disso, a crescente exigência por experiências de compra que vão além da mera aquisição de bens e serviços pode tornar o ambiente desses estabelecimentos um fator determinante na decisão dos consumidores. Assim, o objetivo deste artigo é analisar a influência do ambiente físico de bares e restaurantes na decisão dos consumidores, investigando fatores como higiene, aparência e conforto (Lima; Borges, 2020), além de outros fatores.
O marketing desenvolveu teorias desde os anos 50 para entender o comportamento do consumidor (Solomon, 2016), focando em motivações e consequências psicológicas (Rezende; Coelho, 2021). O ambiente dos restaurantes é crucial para a experiência do consumidor, influenciando a percepção de qualidade e satisfação. Elementos como iluminação, música e arquitetura são fundamentais para criar uma atmosfera agradável (Eroglu; Machleit, 1993). Segundo Bitner (1992), o conceito de 'servicescapes' descreve como o ambiente físico impacta na percepção dos serviços.
A pesquisa adota uma abordagem quantitativa utilizando-se de um questionário dividido em duas partes: sociodemográfica e uma escala adaptada de Bitner (1992) para mensurar o ambiente de serviço, aplicado online via Google Forms aos consumidores de bares e restaurantes do Piauí no ano de 2022. Foram coletadas 188 respostas, com 164 válidas após a exclusão de respostas incoerentes. Os dados foram analisados por estatística descritiva, utilizando Excel para calcular porcentagens, médias ponderadas e desvios padrão.
Os resultados destacaram que fatores como a qualidade dos pratos, limpeza, ambiente físico, música de fundo, iluminação e cheiro agradável são cruciais na escolha do local (Harrington, Ottenbacher e Kendall, 2011; Eroglu e Machleit, 1993). A maioria dos consumidores valoriza um ambiente confortável e bem iluminado, reforçando a importância tanto dos elementos físicos quanto dos não físicos na decisão de frequentar esses estabelecimentos.
Esta pesquisa oferece percepções valiosas para proprietários e gestores de bares e restaurantes, auxiliando-os a desenvolver estratégias eficazes para se manterem competitivos. Ao alinhar suas práticas com as preferências dos consumidores, gestores podem aumentar a satisfação do cliente, reduzir falhas operacionais e melhorar a eficácia das estratégias. A pesquisa também sugere futuras análises sobre a comida servida e a expansão geográfica do estudo para outras cidades.
BITNER, M. J. Servicescape: the impact of physical surroundings on customer and employees. Journal of Marketing, Chicago, v. 56, n. 2, p.57-71, 1992. COSTA. M. M. C. et al. Baja gastronomía: análisis de la influencia del ambiente sobre la satisfacción de los clientes del restaurante reteteu (Recife-Brasil). Estudios y Perspectivas en Turismo, v. 28, n. 3, p. 636-651, 2019. ÇETİNKAYA, N.; ÇETİNKAYA, M. Y. Investigation of physical environment as a part of micro dimension in restaurants: A study on local consumers. Gastroia: Journal of Gastronomy and Travel Research, v. 4, n. 2, p. 218-250, 2020