1 - Maria Karolayne de Moura Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campuls Amílcar Ferreira Sobral
2 - Patrícia Trindade Caldas UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade - UAAC
Reumo
Em uma democracia, é esperado que o povo seja ouvido e participe ativamente das decisões que lhe afetam. Caso a situação fosse simplesmente a escolha de um representante, o voto resolveria, mas para problemas complexos e heterogêneos é preciso a busca por soluções coletivas, envolvendo o cidadão na construção de políticas públicas para garantir que as demandas reais sejam atendidas e assertivas. Nesse cenário, a coprodução de serviços públicos vem ganhando espaço nos debates políticos, sociais e científicos, como uma das estratégias de produção de fomento à participação e cidadnai.
Problema de Pesquisa: Quais os efeitos da coprodução no serviço público educacional em suas diferentes fases e níveis?
Objetivo: Explorar efeitos, tipos e níveis da coprodução no serviço público educacional.
O processo de aprendizagem exige uma troca. Agrawal et al. (2021) afirmam que essa interação pode ser proporcionada pela coprodução, cujo processo é feito pelo aprendizado ativo em pares ou conjuntos. Para Elliot et al. (2021), a coprodução na educação é promotora de uma facilidade comunicativa entre pais, professores, alunos, a comunidade escolar. Para analisar a coprodução, embasou-se na Tipologia da Coprodução 3x4 de Nabatchi, Sancino e Sicilia (2017), para analisar fases e níveis da coprodução; e o Quadro dos Efeitos da Coprodução na Educação (Costa e Caldas, 2023), para analisar efeitos.
Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com uso da pesquisa documental, observações e entrevistas com alunos, professores, gestores e familiares vinculados a escolas públicas paraibanas. O roteiro de entrevistas contempla assertivas relacionadas à tipos, níveis e efeitos da coprodução na educação. Para análise utilizou-se a técnica de Análise de conteúdo de Bardin (2016).
Visualizou-se que os efeitos desejáveis e fatores limitantes são encontrados nos três níveis da coprodução (individual, grupal e coletivo). Já no que diz respeito as fases em que a coprodução acontece, destaca-se de uma maior presença na co-entrega, gerando benefícios para alunos, comunidade e gestão.
A pesquisa configura-se como pioneira nos estudos sobre efeitos da coprodução na educação, preenchendo lacunas apontadas por Bovaird e Loeffler (2012), Soares e Farias (2018), Honingh, Bondarouk e Brandsen (2020), e Souza (2023).
Costa, M. K. M., & Caldas, P. T. (2023, novembro). Educação coproduzida, proposta de um quadro teórico dos seus efeitos. Anais do Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente da FEA/USP – ENGEMA, São Paulo, SP, Brasil, 25. Recuperado de https://engemausp.submissao.com.br/25/anais/resumo.php?cod_trabalho=256
Nabatchi, T., Sancino, A., & Sicilia, M. (2017). Varieties of participation in public services: The who, when, and what of coproduction. Public Administration Review, 77 (5), 766-776. Recuperado de https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/puar.12765. doi: 10.1111/p