Sustentabilidade, Sociedade, Tecnologia e Inovação
Autores
Nome
1 - Paulo César da Silva Neto Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Campus São Paulo
Reumo
Em fevereiro de 2024, na cidade de Las Vegas nos Estados Unidos, ocorreu o Super Bowl, evento que marca o jogo final do campeonato de futebol americano que define a equipe vencedora da temporada. Na rede social X, um usuário publicou um vídeo capturado no website Flight Radar onde 525 jatos particulares deixaram a cidade após o encerramento da partida. A publicação atingiu mais de 66 milhões de visualizações, 124 mil curtidas, 16 mil compartilhamentos e mil comentários e levantou debates sobre a efetividade de pequenas ações sustentáveis.
A presente pesquisa teve como objetivo examinar comentários associados ao ceticismo verde sob a ótica da análise de discurso.
O ceticismo pode ser definido como a tendência de um indivíduo em duvidar e desconfiar de assuntos e informações (Mohr et al., 1998; Obermiller e Spangenberg, 1998). São comportamentos relacionados ao ceticismo verde a dúvida ou descrença na evidência científica da mudança climática, a resistência às políticas ambientais e desconfiança em relação aos motivos por trás das iniciativas ambientais (McCright & Dunlap, 2003).
Nas interações e discussões online, os internautas interagem por meio de textos (discursos) gerando uma cadeia de textos em diálogo (Fairclough, 1993).
Os comentários foram analisados considerando aspectos como a intertextualidade, diferentes visões de mundo, ideologias e relações de poder.
Foi observado, por exemplo, uma inversão de valores e da lógica social, onde o indivíduo que adota comportamentos ecologicamente corretos é alvo de piadas e sátiras. Notou-se, também, minimização de ações sustentáveis.
Relacionou-se os dados analisados ao conceito de ceticismo verde, a relação entre o contexto político e cultural, o ceticismo exposto por Engels et al. (2013) e o estudo do ceticismo, em especial, o situacional.
A análise qualitativa dos comentários revelou profundos sentimentos de insatisfação e um ceticismo generalizado em relação à eficácia das ações sustentáveis individuais, frequentemente minimizadas e ridicularizadas. Esse ceticismo, combinado com a percepção de hipocrisia e desigualdade nas ações das elites, destaca a necessidade urgente de um esforço coordenado entre sociedade, organizações e indivíduos para combater as mudanças climáticas.
Brechin, S., Bhandari, M., 2011. Perceptions of climate change worldwide. WIREs Clim. Change 2, 871–885.
Dias, C. A.; Siqueira, M. V. S.; Vieira, V. C. (2021). POR MAIS ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: Novas Contribuições para o Modelo Teórico-Metodológico de Norman Fairclough.
Fairclough, N. (1993). Discourse and social change. Cambridge: Policy.
Ghermandi, A. et al. (2023). Social media data for environmental sustainability: A critical review of opportunities, threats, and ethical use. One Earth, 6(3), 236-250.