Resumo

Título do Artigo

AMPLITUDE DA TEORIA DA CONSTRUÇÃO DE CARREIRA: uma revisão sistemática de literatura de 2019-2023
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Teoria da Construção de Carreira
Adaptabilidade de Carreira
Modelo de Adaptação de Carreira

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreira de Pessoas e Organizações

Autores

Nome
1 - Vanessa Carla de Freitas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Vitória
2 - Priscilla de Oliveira Martins da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Departamento do Curso de Administração

Reumo

A Teoria da Construção de Carreira (TCC), percebe a carreira como um processo dinâmico e pessoal construído por meio de significados e experiências profissionais vividos (Savickas, 2013). Com foco na adaptabilidade da carreira, a TCC avançou e desenvolveu um modelo composto por quatro dimensões: adaptabilidade, adaptabilidade, respostas adaptativas e adaptação. A TCC é usada em diversos tipos de estudos, quantitativos, qualitativos e mistos, por oferecer uma compreensão holística da carreira. Pesquisas recentes confirmaram a amplitude da teoria para compreender as trajetórias profissionais.
A pergunta de pesquisa que norteia este estudo é: De que forma a Teoria da Construção de Carreira (TCC) foi utilizada nos estudos científicos em periódicos no período de 2019-2023? O objetivo foi identificar de que forma a TCC foi utilizada nos estudos científicos em periódicos no período de 2019-2023.
A TCC e vê a carreira como um processo contínuo, construído individual e socialmente, através dos significados e experiências profissionais dos sujeitos (Savickas, 2013). Além disso, rompe com a ideia de linearidade de carreira e vínculo único a uma organização, oferecendo uma visão abrangente da trajetória profissional (Kvasková, et al., 2023). A teoria inclui três dimensões: personalidade vocacional, temas de vida e adaptabilidade de carreira (Ambiel, 2014). Uma evolução da teoria é modelo de adaptação, com quatro dimensões: adaptatividade, adaptabilidade, respostas adaptativas e adaptação.
Esta é uma revisão sistemática de literatura, os critérios adotados foram: pesquisa em bases de dados científicas (Scopus, Google Scholar, etc.), no período de 2019 a 2023. A coleta dos dados ocorreu no software Harzing Publish or Perish, com os descritores: “career”; “career construction theory”; “adaptability”; “career adaptability”; “adaptation”; “career adaptation”; “adaptation process”. Após refinamento dos dados, restaram 102 para análise, o quais foram lidos e tabulados em planilhas, organizados por tipologia, temas e instrumentos e apresentados em gráficos e tabelas para discussão.
Os dados analisados, 102 artigos, predominantemente de periódicos de psicologia, orientação profissional e educação vocacional. Destacaram-se os periódicos: Journal of Vocational Behavior e Journal of Career Assessment. Ressalta-se o interesse na teoria por periódicos coreanos e turcos, refletindo a expansão da TCC em contextos globais. A maioria dos estudos foi quantitativa, utilizando a Escala de Adaptabilidade, os estudos qualitativos, focaram em entrevistas e grupos focais. Estudos quantitativos investigavam a adaptabilidade, enquanto os qualitativos abordavam temas sociais emergentes.
A pesquisa indicou o crescente interesse pela TCC, evidenciando instrumentos, lacunas, avanços, e as localidades com interesse na teoria. Constatou-se que a TCC é predominantemente usada em estudos quantitativos. Contudo, também há estudos qualitativos sobre a adaptabilidade e respostas adaptativas e estudos mistos, reforçando a versatilidade da teoria para pesquisas com diferentes metodologias e temas. A teoria mostrou consistência em publicações anuais durante o período investigado. Destaca-se a participação de autores e periódicos orientais, indicando a expansão territorial da TCC.
Ambiel, R. A. (2014). Adaptabilidade de Carreira: uma abordagem histórica de conceitos, modelos e teorias. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 15, pp. 15-24. Leung, S. A. (2022). New Frontiers in Computer-Assisted Career Guidance Systems (CACGS): Implications From Career Construction Theory. Frontiers in Psychology, 13, pp. 1-21. Savickas, M. L. (2013). Career construction theory and practice. Em M. L. Savickas, Career development and counseling: Putting theory and research to work (pp. 147-183).