Dimensões da Criatividade, do Comportamento e Cultura Organizacional para Inovação
Autores
Nome
1 - MANOELLA TREIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Políticas Públicas
2 - Lucas Esteves Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - PPGA
3 - Bruna Caroline Cerva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração
Reumo
O setor vinícola é predominante familiar, com sucessões definidas, tradições e mudanças em alguns períodos das histórias das vinícolas na região. Entretanto, emerge, como em todo o setor, algumas rupturas feitas por organizações que, por meio de experiências, pesquisas e o desejo de se posicionar de forma diferente, buscam a inovação em suas entregas.
A vinícola Garbo foi fundada por três amigos que são enólogos, com o intuito de trabalhar com o vinho de uma forma diferente, prezando pela criatividade de cortes, uvas, vinhos e inclusive no processo do enoturismo. Portanto, como ocorreu o processo de gestão da inovação e expressão de criatividade da vinícola Garbo? Busca-se compreender o processo de gestão da inovação; apresentar a história e o desenvolvimento da criação da vinícola; identificar as motivações e fatores que os levaram a trabalhar com a criatividade; e, identificar as inovações feitas diante dos processos e produtos.
Tidd, Bessant e Pavitt (2008) entendem a inovação como um processo destaca a necessidade de gerenciá-la em termos de entradas, saídas, atividades e subprocessos, meios de controle, objetivos, parâmetros e recursos. Portanto, gerenciar a inovação é basicamente conceber, melhorar, reconhecer e compreender as rotinas eficazes para a geração de inovações, bem como facilitar seu surgimento dentro da organização. A inovação não deve ser vista apenas como novidades, mas, sim como uma integração consistente de novas ideias que efetivamente criam valor para a empresa no mercado.
Trata-se de uma investigação qualitativa, sendo um estudo de caso único, e para fins de rigor, utilizou a triangulação: análise de documentos, observação em campo e entrevistas com os fundadores. A entrevista foi semiestruturada com o intuito de possibilitar intervenções necessárias para entender como ocorreram os processos de formação da vinícola, assim como, os seus processos criativos. A análise de dados foi realizada por meio de análise de conteúdo.
A capacidade e conhecimento técnico dos seus fundadores, permitiu a experimentação de novas técnicas e consequentemente, novos produtos. A trajetória profissional e acadêmica dos fundadores serviu como alicerce técnico para sustentar os produtos e processos e as funções de atender e inovar as necessidades do mercado com seus conhecimentos. No contexto de produção há um reconhecimento significativo das redes com o intuito de minimizar a falta de capital inicial e de estrutura de produção, da qual utiliza de um coworking de produção de vinhos.
A Garbo procura se destacar no mercado de vinhos e espumantes por meio de seus métodos e processos criativos, que são fundamentados na capacidade de conhecimento técnico dos seus fundadores. O seu modelo de negócios centrado em seus produtos, que busca entregar uma proposta de valor definida para o cliente que busca algo diferente do convencional e com base técnica e científica. Uma capacidade notável da Garbo é de explorar nichos de mercado e atender às demandas de um público em busca de novidades no mercado de vinhos e de experiências de Enoturismo.
RAMELLA, Francesco. Sociologia da Inovação Econômica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2020.
TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. 3ed. São Paulo: Artmed, 2008.
VAN DE VEN, Andrew H. Central problems in the management of innovation. Management science, v. 32, n. 5, p. 590-607, 1986.
VERYZER JR, Robert W. Discontinuous innovation and the new product development process. Journal of Product Innovation Management: an international publication of the product development & management association, v. 15, n. 4, p. 304-321, 1998.