“PINTANDO O SETE”: É POSSÍVEL MAPEAR O VALOR EXPERIENCIAL NO CONSUMO DE CURSOS DE ARTES PARA IMPULSIONAR VENDAS DE PRODUTOS ARTÍSTICOS? O CASO DA POP DESIGN
Experiência do consumidor.
valor experiencial.
estratégia e tomada de decisão.
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - ANA ELISABETH DE BRITO ALVES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Caruaru - Agreste
2 - LUANA CAVALCANTI DE MELO ATAÍDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PPGIC
3 - Ana Cláudia de Lima Aleixo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Agreste
4 - Shyrleide Leite Menezes Maciel UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campus Caruaru
Reumo
O caso retrata a problemática da empresa familiar Pop Design, que atua no segmento de arte/design em Recife há mais de meio século. A abordagem se dá a partir de estratégias empreendidas do herdeiro aos desafios enfrentados na pandemia e que ainda perduram em 2024. Para aumentar lucros e demanda, ele inicia cursos de desenho e pintura, visando maximizar as vendas em produtos profissionais. Um estudo para investigar o valor experiencial no consumo dos cursos foi realizado a fim de mapear a experiência do cliente para que a partir disso, decisões assertivas possam ser implementadas.
Fazer com que o estudante compreenda a experiência do consumidor em suas camadas mais subjetivas a fim de ter uma visão sobre a experiência, não apenas do consumo, a partir da ferramenta Mapa de valor experiencial. O caso proporcionará aos estudantes compreender aspectos do consumo e da experiência; aprender a mapear experiências do consumidor e analisar o valor experiencial. A partir de resultados concretos a empresa poderá focar em tomadas de decisão assertivas para alcance dos objetivos pretendidos.
O estudo traz relatos de uma experiência real, a partir de uma problemática empresarial que foi estudada, organizada e direcionada a um método científico que busca mapear o valor experiencial no consumo de cursos de arte em desenho e pintura, que é o Mapa de valor experiencial (MVE), desenvolvido por Cavalcanti (2024), professor e pesquisador da área de marketing. A partir disso, foi aplicada uma entrevista semiestruturada baseada no método, a vinte e dois (22) alunos do curso de desenho e pintura. O valor experiencial encontrado possibilitará ações e decisões empresariais.
O caso para ensino tem foco na disciplina de Marketing e suas áreas correlatas, em cursos de graduação em administração e marketing; também sendo útil em especialização nas mesmas áreas. Podendo ainda ser aplicado em disciplinas como Planejamento estratégico. Análise e tomada de decisão. Gerenciamento estratégico e Cultura organizacional.
CAVALCANTI, Rodrigo. O que é experiência do consumidor? Investigando a vida no consumo. 1a edição. Recife: Rodrigo Cavalcanti, Formato: eBook Kindle, 2024.
SÁNCHEZ-FERNÁNDEZ, Raquel; INIESTA-BONILLO, M. Ángeles. Consumer perception of value: literature review and a new conceptual framework. Journal of Consumer Satisfaction, Dissatisfaction and Complaining Behavior, v. 19, p. 40-58, 2006.
GONÇALVES, Allyce Vitorino et al. Integração de ferramentas de auxílio a tomada de decisão para a avaliação estratégica em empresa de prestação de serviços. Exacta, 2024.