Resumo

Título do Artigo

COMUNICAÇÃO DE MARKETING EM INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS: MAPEANDO O ESTADO DA ARTE E APRESENTANDO UMA AGENDA DE ESTUDOS FUTUROS
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Palavras Chave

Indicações Geográficas
Comunicação de marketing
Estratégias de comunicação de marketing.

Área

Marketing

Tema

Estratégias, Operações e Marketing Internacional

Autores

Nome
1 - Laís Marques da Silva
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Ribeirão Preto
2 - Matheus Costa Lunna
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEARP
3 - Janaina de Moura Engracia Giraldi
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP USP

Reumo

A vinculação estabelecida pelas IGs entre os produtos e seus locais de origem proporciona a obtenção de vantagens competitivas (BARBOSA; VALENTE, 2021; MARIE-VIVIEN et al., 2019), porém para que as IGs influenciem o comportamento de compra dos consumidores, é necessária a realização de estratégias eficazes de comunicação, que deverão destacar os diferenciais dos produtos e fornecer outras informações sobre as IGs (WANG et al., 2024). O presente estudo, por meio de uma revisão integrativa da literatura, buscou identificar as estratégias de comunicação de marketing utilizadas pelas IGs.
Problema: Como as estratégias de comunicação de marketing utilizadas pelas IGs para promover seus produtos? Objetivo Geral: identificar as estratégias de comunicação de marketing utilizadas pelas IGs para promover seus produtos. Objetivo específico: 1. Identificar e descrever as diferentes estratégias de comunicação de marketing empregadas pelas IGs repostadas na literatura; 2. Identificar tendências emergentes e padrões comuns nas estratégias de comunicação de marketing adotadas pelas IGs; 3. Identificar como as Indicações Geográficas comunicam a autenticidade e a origem geográfica.
O estudo aborda conceitos sobre Indicações Geográficas e como elas podem agregar valor aos produtos que certificam, destacando também que, para que a agregação de valor de fato aconteça, é necessário a realização de estratégias adequadas de comunicação de marketing.
Os artigos analisados foram agrupados em 4 categorias de análise, cada uma delas indicando as estratégias de comunicação utilizadas pelas IGs. Após a apresentação das categorias foi apresentada uma agenda de estudos futuros para cada uma delas.
Os resultados indicam uma clara ênfase nas estratégias de comunicação utilizadas pelas IGs, em especial visando impactar o comportamento de compra dos consumidores. No entanto, a utilização de narrativas e rotulagem ainda permanecem pouco exploradas.
CRESCITELLI, E.; SHIMP, T. A. Comunicação de marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. São Paulo: Cengage Learning, 2012. CURZI, D.; HUYSMANS, M. The Impact of Protecting EU Geographical Indications in Trad Agreements. American Journal of Agricultural Economics, v. 104, n. 1, p. 364–384, 2022. MEIRELLES, F. DE S.; GIRALDI, J. DE M. E.; CAMPOS, R. P. Transaction costs economics and geographical indications: a systematic analysis of the literature. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 61, n. 4, p. 1–22, 2023.