Resumo

Título do Artigo

ESCALANDO O MONTE EVEREST DO EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO: uma análise bibliométrica dos fatores impulsionadores das Spin offs.
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Palavras Chave

Spin off Acadêmica
Empreendedor Acadêmico
Bibliometria

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia de Pequenas e Médias Empresas

Autores

Nome
1 - Edilson de Azevedo Santos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA-USP
2 - Vanessa Itacaramby Pardim
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA
3 - Fabio Jose dos Santos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo
4 - Natan de Souza Marques
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL) - Centro de Administração e Negócios (CAN)

Reumo

Os empreendimentos acadêmicos por meio de Spin off Acadêmica (SPA) comercializam avanços tecnológicos que, de outra forma, poderiam permanecer inexplorados. Segundo Lima, Lacerda e Becker (2023, p.1) uma SPA consiste em: “Empresas criadas a partir de tecnologias, inovações ou pesquisas desenvolvidas dentro de uma universidade ou instituição de pesquisa como forma de transferir tecnologia para a indústria e a sociedade, bem como contribuir para o desenvolvimento socioeconômico”.
este estudo objetiva identificar como tem evoluído a literatura sobre os fatores que impulsionam o empreendedorismo acadêmico, por meio das SPAs – que buscam desbloquear a inovação e converter ideias baseadas na ciência numa empresa criadora de valor. Para alcançar esse objetivo, a metodologia empregada é a revisão bibliométrica. Dentre as técnicas possíveis, foi realizado uma análise descritiva de desempenho e da evolução da temática entre os anos de 1992 até Junho/2024; e ainda, uma síntese dos fatores que impulsionam o empreendedorismo acadêmico.
As principais iniciativas para transferir conhecimento científico e tecnológico das universidades para o mercado incluem SPAs (Meyer, 2003; Grandi e Grimaldi, 2003; Roberts, 1991a); ou seja, novas atividades empreendedoras geradas em ambientes acadêmicos por docentes, discentes e equipe de apoio. As SPAs são originadas e desenvolvidas nas universidades, parques tecnológicos e incubadoras – que visam impulsionar seu crescimento, fornecendo acesso a recursos como infraestrutura física e tecnológica, redes de apoio e parcerias externas (Ferreira, Reis e Paula, 2017).
Nossas descobertas sugere uma expansão da literatura sobre o fenômeno das SPAs em quatro aspectos centrais, discorremos em cada deles na seção 5.1. Como contribuição gerencial, ousamos dizer que a síntese das 10 publicações mais citadas, descrita na Tabela 2, pode funcionar como um guia prático.
Estimamos que os resultados alcançados possam lançar luz para a academia, pesquisadores e alunos, formuladores de políticas pública e gestores no desenvolvimento de ações voltadas a criação de um ambiente cultural propício ao incentivo e ao desenvolvimento de novos empreendimentos acadêmicos.
Donthu, N., Kumar, S., Mukherjee, D., Pandey, N., Lim, W. L. (2021), How to conduct a bibliometric analysis: An overview and guidelines. Journal of Business Research, Vol. 33, 285-296. Rasmussen, E., Borch, O.J., 2010. University capabilities in facilitating entrepreneurship: a longitudinal study of spin-off ventures at mid-range universities. Res. Policy 39 (5), 602–612. Rasmussen, E., Mosey, S., & Wright, M. (2011), The evolution of entrepreneurial competencies: A longitudinal study of university spin-of venture emergence. Journal of Management Studies, 48, 1314–1345.