Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE TÓPICOS LATENTES E SENTIMENTOS SOBRE O USO DO CHATGPT NA EDUCAÇÃO PELOS PRIMEIROS ADOTANTES: Um Estudo de Postagens em Português no X (ex-Twitter)
Abrir Arquivo

Palavras Chave

IA generativa
Análise de sentimentos
Modelagem de tópicos

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Aspectos Comportamentais e Decisórios da TI

Autores

Nome
1 - Adrianne Paula Vieira de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Departamento de Ciências Administrativas
2 - Fernando Antonio de Melo Pereira Lhamas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração
3 - Anatália Saraiva Martins Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

A Inteligência Artificial (IA) Generativa, com destaque para os Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) como o ChatGPT, apresenta potencial para transformar práticas pedagógicas, apesar de preocupações sobre seu uso. A rápida evolução da IAG e a contínua pesquisa neste campo mantêm aberto o debate sobre sua eficácia e impacto futuro na educação. É crucial investigar mais sobre as percepções e atitudes das pessoas em relação a essas tecnologias, analisando os sentimentos dos usuários e os tópicos prevalentes nas redes sociais para entender melhor seus benefícios e limitações.
Considerando o contexto de uso da IA generativa e da sua relevância para fins educacionais, o artigo propõe o seguinte problema de pesquisa: Quais os tópicos latentes e os sentimentos dos usuários em relação ao uso do ChatGPT no contexto educacional a partir de conversas em redes sociais? Para tanto, o objetivo do trabalho é analisar as tendências relacionadas às discussões do uso de LLMs para uso educacional, em particular o ChatGPT, e identificar os principais tópicos e sentimentos predominantes em conversas públicas durante o período inicial de adoção dessa tecnologia.
No setor educacional, o uso da IA generativa divide opiniões. Estudos apontam que ela beneficia a educação por meio de maior engajamento dos alunos, experiências de aprendizagem dinâmicas e personalizadas, suporte à pesquisa e escrita acadêmica, além de promover inclusão e acessibilidade para alunos com diferentes necessidades. Contudo, há preocupações sobre a ética e os riscos associados, como ameaças à privacidade, interrupção das práticas tradicionais de ensino, uso indevido e preconceitos nos dados, o que pode inibir o pensamento crítico e criar desigualdades de acesso.
O estudo adotou uma abordagem quantitativa e coletou 301 tweets da rede social online X (ex-Twitter) sobre o uso do ChatGPT no contexto educacional, todos disseminados em português entre 01/11/2022 e 26/05/2023. Após o pré-processamento dos dados, as análises foram realizadas utilizando técnicas de processamento de linguagem natural, que incluíram a análise de sentimentos e a modelagem de tópicos, por meio do algoritmo latent Dirichlet allocation (LDA). O estudo foi conduzido no R-Studio.
Os resultados indicaram uma predominância de sentimentos neutros e positivos. Foram mencionados usos do ChatGPT como substituto do Google, testes bem-sucedidos pelos usuários, e potenciais revoluções no ensino e na pesquisa. Apesar dessa predominância, observaram-se ponderações sobre as vantagens e desvantagens do uso da ferramenta em contextos educacionais, variando de empolgação a medo e ceticismo. Não foram identificados discursos negativos proeminentes, como repulsa ou rejeição ao uso.
Foram identificados três principais tópicos: 1-ferramentas e aplicações práticas de tecnologia, 2- educação e inteligência artificial e 3- questões filosóficas e práticas de ensino. O discurso neutro é o mais predominante em todos os tópicos e os discursos positivos superam os negativos, indicando uma aceitação favorável ao uso do ChatGPT. Para estudos futuros, sugere-se uma análise da evolução das percepções considerando diferentes marcos, como lançamento ChatGPT4, as discussões regulatórias da inteligência artificial, o impacto no mercado de trabalho, os debates éticos e as mudanças sociais.
Banh, L., & Strobel, G. (2023). Generative artificial intelligence. Electronic Markets, 33(1),33-63. Haque, M., Dharmadasa, I., Sworna, Z., Rajapakse, R., & Ahmad, H. (2022). I think this is the most disruptive technology. Exploring sentiments of ChatGPT early adopters using Twitter data. arXiv preprint arxiv: 2212-05856v1. Heaton, D., Clos, J., Nichele, E., & Fischer, J. E. (2024). “The ChatGPT bot is causing panic now–but it’ll soon be as mundane a tool as Excel”: analysing topics, sentiment and emotions relating to ChatGPT on Twitter. Personal and Ubiquitous Computing, 1-20.