A ideia de analisar a hospitalidade em Aparecida, importante local de turismo religioso, busca trazer o olhar sob os serviços da região, embora a religião seja a motivação para o turismo local, busca-se analisar as impressões do visitante com relação aos anfitriões e suas características hospitaleiras.
Considerando o cenário das relações de hospitalidade que ocorrem no contexto comercial, chegou-se ao seguinte problema de pesquisa: como as características hospitaleiras dos anfitriões contribuem para a experiência do visitante em Aparecida/SP? A partir do problema, foi definido o objetivo geral que é o de compreender como as características hospitaleiras dos anfitriões, se interligam à experiência do visitante de Aparecida/SP.
Telfer (2004) explica que ser hospitaleiro, agir com hospitableness, é ter atenção e desejo de agradar ao convidado com sentimentos genuínos. A característica hospitaleira é atribuída àquela pessoa atenta, motivada a agradar o outro como se ele fosse único. A prestação de serviços é um processo onde se estabelece uma relação entre o prestador e o consumidor, entre o anfitrião e o hóspede. É nessa relação que a hospitalidade se faz presente e pode gerar possibilidades de incrementar a percepção de qualidade da prestação do serviço por parte do consumidor.
Esse estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa empírica, de caráter exploratório e descritiva. Em paralelo à pesquisa bibliográfica que foi realizada, o referencial teórico começou a ser construído e os métodos de pesquisa foram definidos. Decidiu-se por realizar uma pesquisa mista ou quali-quantitativa. Optou-se por realizar a aplicação de questionário e a análise de conteúdo em depoimentos na plataforma Tripadvisor.
Ademais da relação entre as características hospitaleiras dos anfitriões e suas experiências no destino, com a aplicação do questionário, pôde-se verificar a importância para os visitantes das características hospitaleiras dos anfitriões de Aparecida/SP. Com os dados obtidos foi possível verificar, de forma geral, que as características hospitaleiras desses anfitriões são importantes para o visitante, principalmente no tocante da honestidade e transparência nas relações estabelecidas em um ambiente comercial.
O problema de pesquisa foi respondido com base nos dados obtidos na pesquisa e com o respaldo do referencial teórico abordado. As características hospitaleiras dos anfitriões contribuem para a experiência que ficará na memória do visitante sobre a cidade de Aparecida/SP. O objetivo geral do trabalho foi atingido, com base na análise dos dados coletados foi possível verificar que as características hospitaleiras estão ligadas à experiência do visitante.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Hospitalidade. São Paulo: Aleph, 2004.
LASHLEY, C. Para um entendimento um teórico. In: LASHLEY, C.; MORRISSON, A. Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. Barueri: Manole, 2004.
TELFER, Elizabeth. A filosofia da hospitalidade. In: LASHLEY, Conrad; MORRISON, Alison. Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. São Paulo: Manole, 2004.