1 - Danielle Aparecida Alcantara UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Anne Irene Cunha Vaz UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - Dany Flávio Tonelli UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAP
4 - Rômula Keli Marino UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
Reumo
A etnografia é uma abordagem qualitativa dedicada à observação e compreensão de pessoas e suas relações em contextos reais, permitindo aos pesquisadores captar detalhes sutis sobre normas, valores e práticas diárias que sustentam a estrutura social (Zilber, 2020).
Assim, surge a netnografia, focada em interações online, é rápida e econômica, eficaz para estudar comportamentos digitais (Bartl et al., 2016; Thanh; Kirova, 2018). Este estudo analisa a aplicação de métodos etnográficos e netnográficos em artigos dos anais do EnANPAD de 2007 a 2023.
O objetivo da presente pesquisa busca analisar as estratégias metodológicas adotadas nos estudos etnográficos publicados nos anais do EnANPAD, durante o período de 2007 a 2023, nas suas áreas temáticas buscando responder a seguinte problemática: Os métodos etnográficos tem sido aplicados nos artigos publicados no EnANPAD? Em quais áreas temáticas esses estudos se concentram, e quais são as principais características metodológicas dos estudos etnográficos publicados no EnANPAD?
A etnografia é um método qualitativo relevante que busca observar e compreender pessoas, seus comportamentos e interações em ambientes naturais. É adequada para explorar os microfundamentos das instituições, destacando sua relevância na investigação das bases das estruturas sociais (Zilber, 2020). A netnografia é uma metodologia qualitativa que evoluiu da etnografia tradicional para estudar culturas e comunidades digitais. Permite observar como as pessoas se comunicam online, examinando suas experiências, crenças e desejos em relação a produtos, serviços e vida social (Bartl et al., 2016).
A análise dos dados revela um aumento significativo no uso de abordagens etnográficas nos anais do EnANPAD, refletindo uma valorização crescente dos métodos qualitativos e imersivos. No entanto, há uma tendência de isolamento entre grupos de pesquisa, o que pode limitar a troca de ideias inovadoras e o desenvolvimento de metodologias compartilhadas, essencial para o avanço teórico e prático da etnografia.
A etnografia e a netnografia são fundamentais para explorar a complexidade das dinâmicas culturais e sociais. Este estudo destaca o crescimento do uso dessas metodologias, mas também aponta para a necessidade de maior colaboração entre os pesquisadores para enriquecer a compreensão dos fenômenos estudados e promover a inovação metodológica.
Bartl, M., Kannan, V. K., & Stockinger, H. (2016). A review and analysis of literature on netnography research. International Journal of Technology Marketing, 11(2), 165-196.
Thanh, T. V., & Kirova, V. (2018). Wine tourism experience: A netnography study. Journal of Business Research, 83, 30-37.
Zilber, T. B. (2020). The methodology/theory interface: Ethnography and the microfoundations of institutions. Organization Theory, 1(2), 2631787720919439.