Desempenho empresarial
Economia circular
Sustentabilidade
Área
Artigos Aplicados
Tema
Gestão Socioambiental
Autores
Nome
1 - Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - ADMINISTRACAO
2 - Diego Bonaldo Coelho Fundação Instituto de Administração - FIA - FIA Business School
3 - Rafael Francisco Buenos Fundação Instituto de Administração - FIA - São Paulo
Reumo
Os conceitos de sustentabilidade são destaque na pesquisa acadêmica e no contexto organizacional, baseados nas dimensões sociais, econômicas e ambientais (Rehman, 2021), nesse sentido a Economia Circular visa superar a linearidade da produção industrial ao reinserir resíduos no sistema de valor, mitigando impactos ambientais (Spring e Araujo, 2017). Este estudo qualitativo aborda como uma empresa representativa da indústria de embalagens de vidro, tem incorporado variáveis e práticas da Economia Circular - crucial na reciclagem e redução de CO2 - como dimensão da avaliação de seu desempenho.
A agenda da Sustentabilidade é central nos debates empresariais contemporâneos. Desdobramento proeminente reside no paradigma da Economia Circular, cujas premissas pressupõem a superação da linearidade da produção industrial por aspectos circulares, mediante reinserção de resíduos no sistema de valor, com vistas a mitigar corolários nocivos ao meio ambiente. O presente estudo buscou investigar de que forma uma empresa representativa da indústria do vidro tem incorporado variáveis e práticas da Economia Circular como dimensão da avaliação de seu desempenho.
O vidro é um dos materiais preferidos para embalagens de alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos e de higiene pessoal. Excelentes propriedades de barreira, esterilidade e capacidade de reutilização tornam-no um material superior. Sua vantagem significativa no contesto industrial é que embalagens podem ser moldadas em vários formatos e tamanhos, o que facilita seu uso em diferentes setores. (Mordor Intelligence, 2024). Dessa forma o maior desafio deste setor é a reciclagem de vidro, que compreende primordialmente o aumento da coleta de cacos através da economia circular.
O presente estudo contempla a importância da circularidade de embalagens de vidro, a partir da proposta da Economia Circular como modelo de negócios, destacando também a adoção de mecanismos de avaliação de desempenho organizacional (ADO), a fim de elucidar as questões de pesquisas relacionadas ao sistema de valor no setor de embalagens de vidro. Os modelos de ADO até então estudados na área de gestão não necessariamente dialogam com as boas práticas da agenda ESG/ASG e EC, sendo assim justificável uma análise e comparação das diversas ADO’s da literatura e elaboração de um Framework.
As contribuições mais significativas deste estudo estão relacionadas às práticas adotadas em cada uma das dimensões propostas no framework da investigação, que proporcionam uma visão abrangente do negócio de embalagens de vidro e destacam a importância de um modelo de ADO que permita medir o desempenho da empresa e oferecer insights valiosos para os gestores na tomada de decisões. As evidências sugerem uma convergência entre o que é recomendado pela literatura acadêmica e as práticas de ADO adotadas pela empresa estudada, o que torna este tema relevante e passível de servir como referência.
Os resultados apontam para uma realidade complexa e distinta que apresenta grande desafio na implementação de um processo circular de produção de vidro. A realidade da empresa indica ações prioritariamente voltadas às reduções de emissão de CO2 – sendo este um dos ganhos obtidos com a Economia Circular – e ações de responsabilidade social corporativa.