Resumo

Título do Artigo

FATORES ORGANIZACIONAIS DE UMA CULTURA INTRAEMPREENDEDORA
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Palavras Chave

Cultura Organizacional
Intraempreendedorismo
Cultura Intraempreendedora

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões da Criatividade, do Comportamento e Cultura Organizacional para Inovação

Autores

Nome
1 - Marina Fritz
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Novo Hamburgo
2 - MAIRA SABRINA MUNCHEN
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Novo Hamburgo
3 - MARIA CRISTINA BOHNENBERGER
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Campus 2
4 - Serje Schmidt
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Campus II

Reumo

O intraempreendedorismo surge como uma estratégia organizacional para alcançar vantagens competitivas ao utilizar inovações geradas pelos funcionários que agem de forma proativa, desenvolvem inovações e assumem riscos com foco no desempenho e no crescimento da organização.
A partir do exposto, o presente estudo tem como objetivo geral analisar a percepção da existência de fatores organizacionais que promovem uma cultura voltada para o intraempreendedorismo em empresas.
Criar um ambiente de trabalho favorável para que os funcionários se sintam encorajados a exercer seu papel perpassa pelas dimensões organizacionais, como por exemplo, estruturas adequadas, áreas de controles, sistemas de gestão de recursos humanos e cultura organizacional que estimula a criatividade e inovação dos funcionários. Existem fatores organizacionais que são essenciais para desenvolver uma cultura intraempreendedora, como acesso aos recursos necessários, estímulo às recompensas, comunicação assertiva, apoio à ideias novas, incentivo à tentativa e ao erro e apoio da gerência.
O método de pesquisa utilizado foi o descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores de duas empresas de grande porte do setor químico industrial da região do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul e uma cooperativa de crédito, do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
Os construtos analisados nas entrevistas estão relacionados a alguns dos fatores organizacionais que promovem uma cultura intraempreendedora citados na revisão da literatura: comunicação, disponibilidade de tempo, autonomia, recompensas e o apoio da gestão.
Os resultados sugerem que as empresas analisadas possuem alguns fatores semelhantes, como a pouca disponibilidade de tempo relacionada com projetos de inovação, e fatores que divergem como por exemplo, relacionados com as recompensas. Todas as organizações contempladas no estudo estimulam a autonomia num contexto de confiança, reforçam a importância do apoio da gestão e de uma liderança alinhadas com os direcionadores estratégicos da empresa.
BLANKA, Christine. An individual‑level perspective on intrapreneurship:a review and ways forward. Rev Manag Sci, [s.l.], v.13, p. 919-961, 2019. NEESSEN, Petra C. M et al. The intrapreneurial employee: toward an integrated model of intrapreneurship and research agenda. International Entrepreneurship and Management Journal, [s. l.], v. 15, p. 545-571, 2019. SCHEIN, Edgar. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Atlas, 2021. 413 p.