Resumo

Título do Artigo

EMPRESA QUE DORME, A ONDA LEVA: O CASO DA AC COMEX
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Siscoserv
Diversificação
Macroambiente

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Alana Cristiane da Silva
-
2 - Caroline Cinthia Romera
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - itajaÍ
3 - Jailson Lana
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - BIGUAÇU
4 - Raul Beal Partyka
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - EAESP

Reumo

Este caso para ensino relata a história e o dilema da empresa AC COMEX, que atua desde 2003 no ramo de consultorias e soluções para empresas de comércio internacional. A partir de 2012 seu principal serviço se tornou o registro de SISCOSERV. No entanto, em 2020 o Ministério da Economia do Brasil, por meio de decreto, suspendeu a obrigatoriedade de as empresas alimentarem o SISCOSERV com dados de importações e exportações, comprometendo a gestão da AC COMEX e sua sustentabilidade no mercado.
Enquanto o caso fornece um panorama do setor de comércio exterior, também proporciona aos leitores que analisem as decisões tomadas pelos gestores e a complexidade do mercado. O presente caso tem como objetivo pedagógico que os acadêmicos avaliem as estratégias utilizadas e proponham estratégias de diversificação que minimizem o impacto das ameaças de mercado no que tange ao ambiente externo, trazendo sustentabilidade financeira à empresa.
As fontes primárias foram entrevistas e comunicação direta com os sócios da AC COMEX. Como fonte secundaria foram utilizados o site oficial da empresa e documentos fornecidos pelos sócios. Ainda, foi realizada uma pesquisa no site oficial do Governo Federal. Os nomes dos sócios e da empresa foram alterados e criados nomes fictícios. O caso foi testado no 1º semestre de 2021 em sala de aula, em uma IES do sul do Brasil, na disciplina de Gestão de vendas e relacionamento com o cliente.
Recomenda-se a utilização do mesmo em cursos de Graduação e Pós-graduação, especialmente nas disciplinas de Estratégia Empresarial, Análise Econômica e Competitiva para Decisões e Planejamento Estratégico e demais disciplinas que evoquem o tema de análise de ambiente e as estratégias da Matriz de Ansoff: Penetração de mercado, Desenvolvimento de produtos, Desenvolvimento de mercado, Diversificação.
ANSOFF, H. Igor. A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1990. HALL JR., Ernest H. Corporate diversification and perfomance: na investigation of causality. Australian Journal of Management, v. 20, n. 1, p.1-18, 1995. HITT, Michael A.; IRELAND, Duane R.; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2003. HOSKISSON, Robert E.; HITT, Michael A. Antecedents and performance outcomes of diversification: a review and critique of theorical perspectives. Journal of Management, v. 16, n. 2, p. 461-509, 1990.