Resumo

Título do Artigo

INCERTEZA, PANDEMIA E INTENÇÃO DE COMPRA: Um estudo no setor de carros e motos
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Palavras Chave

Intenção de compra
Incerteza
Pandemia

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - João Coelho Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm)
2 - Thiago Coelho Soares
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Adolfo Melo
3 - Martin de La Martinière Petroll
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências da Administração

Reumo

A pandemia pelo COVID-19 está influenciando radicalmente o processo de tomada de decisão de compra do consumidor. Conforme Laato et al. (2020), foi observado uma mudança na forma como o consumo é feito, fazendo com que consumidores, empresas e fornecedores se adaptem rapidamente ao novo status quo resultante da pandemia. Inúmeras pessoas passaram a realizar compras de diferentes formas, diminuindo ou deixando de comprar alguns itens enquanto priorizam outros.
A pandemia é responsável por influenciar negativamente a sociedade e diversos setores industriais, aumentando a incerteza de empresas e consumidores, fazendo-os se tornarem receosos de realizar determinadas compras. Entretanto, uma outra consequência da pandemia tem sido uma mudança na forma de deslocamento das pessoas, com um maior interesse por veículos particulares em detrimento ao transporte público, como ônibus e vans. Assim, o presente estudo tem como objetivo verificar a influência da incerteza e da pandemia na intenção de compra do brasileiro, no setor de carros e motos.
A fundamentação tem como base a literatura nacional e internacional. A incerteza é entendida através da abordagem pós-keynesiana, enquanto a pandemia ancora-se na literatura recente relacionada ao seus efeitos no comportamento de compra do consumidor. Diante da literatura apresentada, formulou-se o modelo e as duas hipóteses de pesquisa, como segue: H1: A percepção da presença de incerteza diminuirá a intenção de compra de carro e motos. H2: A percepção da gravidade da pandemia aumentará a intenção de compra de carro e motos.
A metodologia empregada nesta pesquisa pode ser classificada como quantitativa. Os dados foram coletados via questionário (survey), com análise via estatística descritiva e pela técnica de modelagem de equações estruturais PLS (Partial Least Squares), através do software SmartPLS versão 3.0. A coleta dos dados foi realizada no período entre 30/03 e 18/04/2021), via ferramenta Google Forms, com divulgação em mídias sociais (Facebook e WhatsApp) e por e-mail. Ao total, obteve-se um número de 148 questionários respondidos.
Através dos dados coletados com consumidores, foi possível aceitar a primeira hipótese levantada (a percepção da presença de incerteza diminuirá a intenção de compra de carro e motos) apontando uma influência significativa (T = 6.264; p < 0.001), enquanto a segunda hipótese do estudo (A percepção da gravidade da pandemia aumentará a intenção de compra de carro e motos) foi rejeitada por não ter sido observada influência estatística (T = 0.177; p > 0.05).
Tendo em vista que os efeitos da incerteza e da pandemia ainda serão sentidos por um período considerável, cabe às empresas (ex. montadoras e concessionários) se adaptar ao atual cenário e projetar, a partir do que já foi observado durante o primeiro ano da pandemia, uma forma mais precisa de previsão da demanda nas diferentes realidades regionais. Mesmo que não seja possível acabar com a incerteza, deve-se buscar formas de diminuí-la, para que os consumidores não diminuam sua intenção de compra no setor.
LAATO, S. et al. Unusual purchasing behavior during the early stages of the COVID-19 pandemic: The stimulus-organism-response approach. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 57, p. 102224, 2020. OMAR, Nor Asiah et al. The panic buying behavior of consumers during the COVID-19 pandemic: Examining the influences of uncertainty, perceptions of severity, perceptions of scarcity, and anxiety. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 62, 2021.