Resumo

Título do Artigo

TRANSIÇÃO DE CARREIRA: HUGO GODINHO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão de carreira
gestão de pessoas
identidade profissional

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Gustavo Rodrigues Pilatti
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo
2 - Eliana de Souza Gavioli
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Sede
3 - Tania Casado
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
4 - Alessandra de Avila Montini
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA

Reumo

O caso está dividido em três partes (vida estudantil, vida corporativa e empreendedorismo), que culminou no dilema, a partir do qual gerou a discussão sobre mudanças de carreira. 1 Primeiro Ciclo Profissional – Vida estudantil 1.1 Infância: • Hugo Godinho nasceu em 1984, em São José dos Campos, segundo filho de pai militar da aeronáutica, mãe psicóloga e irmão diplomata. • Pela natureza do trabalho do pai, mudou-se várias vezes de uma cidade para outra, também no exterior. • Não recebeu a influência e nem teve como referência, artistas ou empreendedores na família. • A atuação em grupos de
O caso está dividido em três partes (vida estudantil, vida corporativa e empreendedorismo), que culminam no dilema. Hugo é filho de militar e estudou Administração na FEA. Seguiu para o mundo corporativo, onde teve sucesso e pode trabalhar muitos países. Não feliz com essa vida, ocorre o primeiro dilema entre vida corporativa ou outra opção. Hugo decide tirar um tempo sabático. De volta ao Brasil, empreendeu, fundando com muito sucesso a Cheftime. Em paralelo, Hugo começo a participar de um grupo de teatro. E chegamos ao dilema: empreendedor de sucesso ou vida de artista?
Os dados para construção deste estudo de caso foram coletados utilizando-se entrevistas semiestruturadas exclusivas com o próprio Hugo Godinho e fontes secundárias de informação pública disponíveis na Internet, nos sites das empresas e nas redes sociais.
Administração Geral, Recursos Humanos, Planejamento e Gestão de Carreira, Gestão Estratégica de Pessoas
Bridges, W. (2009). Managing transitions: Making the most of change. Da Capo Press. Ibarra, H., Constance, B., & Cedex, F. (2007). Identify transitions: possible selves, liminality and the dynamics of career change.