Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DO SOCIAL BPM PARA MODERNIZAÇÃO DE SISTEMAS LEGADOS NO SETOR PÚBLICO: uma abordagem focada na participação de stakeholders
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Palavras Chave

Sistema legado
Business process modeling
Administração publica

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Governo Eletrônico e TICs para Desenvolvimento

Autores

Nome
1 - Rafael Antunes Fidelis
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
2 - PAULO HENRIQUE DE SOUZA BERMEJO
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Administração / Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública

Reumo

A modernização de sistemas legados não se limita às melhorias tecnológicas, necessitando de procedimentos de gerenciamento e otimização de processos. Nessa perspectiva, destaca-se o Business Process Management (BPM), que, cada vez mais, torna-se socialmente orientado, por meio de processos flexíveis e decididos de maneira coletiva. Assim, surge o Social Business Process Management (S-BPM), apresentando-se como uma solução acessível e útil para a modernização de sistemas legados, por meio de técnicas de interação entre os criadores e os usuários do sistema.
É comumente abordada a aplicação do S-BPM no desenvolvimento de software. No entanto, a maioria das pesquisas limitam-se ao desenvolvimento de novos sistemas. Assim, destaca-se a necessidade de pesquisas para analisar a relevância da aplicação do S-BPM na modernização de sistemas legados. Essa necessidade fica mais evidente no setor público que apresenta desafios em torno de questões políticas, institucionais e de pessoas. Portanto, este estudo objetivou analisar a participação dos stakeholders no planejamento de processos para modernização de sistemas legados na administração pública.
As abordagens tradicionais de BPM possuem lacunas, como a divergência entre os modelos de processo e a realidade de execução e implementação. O S-BPM difere do BPM tradicional ao se fundamentar na abordagem bottom-up, ao invés da visão top-down. Dessa forma, essa abordagem pode colaborar para superar alguns dos principais desafios de otimização dos sistemas legados, como análise do contexto organizacional, compreensão dos requisitos não técnicos, planejamento efetivo e entendimento das limitações negociais do sistema observado.
Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação pautada em uma abordagem exploratória e intervencionista, de caráter qualitativa e quantitativa. Nessa lógica, foram definidas 7 (sete) etapas nesta pesquisa: (a) revisão da literatura especializada; (b) coleta de dados junto aos stakeholders; (c) análise de dados; (d) priorização de processos alvos de melhorias; (e) identificação de gargalos dos processos priorizados; (f) redesenho de processos; e (g) homologação das propostas de redesenho de processos.
Uma vez identificadas as limitações do atual sistema e as expectativas de melhorias na visão dos usuários, foram priorizados 41 (quarenta e um) processos alvos de otimização para a modernização do sistema legado observado. Após redesenho dos processos, as propostas de otimização foram homologadas com os próprios usuários e atingiu 82% de aprovação. Dessa forma, foi possível incluir e analisar fluxos e funcionalidades que não seriam observados sem o envolvimento de todos os usuários.
Este estudo avaliou a abordagem do S-BPM aplicada à melhoria de processos de sistemas legados, empregando as perspectivas dos diversos usuários no processo de configuração de um novo sistema no setor público, por meio de técnicas qualitativas e quantitativas. Em síntese, o S-BPM contribui para facilitar a comunicação entre criadores e usuários do sistema, assim impulsionando o envolvimento dos stakeholders nos processos decisórios, bem como possibilitando a priorização e otimização, de maneira colaborativa, dos processos de negócio para modernização de sistemas legados.
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