Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO SOCIAL E A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO CONTEXTO PANDÊMICO
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Palavras Chave

Inovação Social
Produtores de Alimentos
Pandemia de Covid-19

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Amanda Pereira dos Santos
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Novo hamburgo
2 - Vania Gisele Bessi
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - ICHS

Reumo

Inovação social é uma abordagem que busca soluções para necessidades específicas, proporciona desenvolvimento e qualidade de vida. De acordo com Tesche (2007) os produtores de alimentos, com o intuito de desenvolverem seus empreendimentos formam grupos para compartilhar ideias. Este artigo foca na análise de elementos de inovação social nas ações dos produtores de alimentos, em meio ao período da pandemia de Covid-19. A pesquisa é uma survey, com análise qualitativa, e busca a identificação de ações inovadoras e de colaboração entre os empreendedores para o enfrentamento da pandemia.
Este artigo busca contribuir para a reflexão acerca da inovação social em contexto pandêmico, que pode levar ao favorecimento da sociedade como um todo. A pergunta de pesquisa é: existem elementos de inovação social em empreendimentos que produzem alimentos no contexto da pandemia? O objetivo é analisar elementos de inovação social e o enfrentamento às dificuldades advindas da pandemia entre produtores de alimentos atendidos por um projeto social de uma universidade comunitária localizada na região metropolitana de Porto Alegre/RS.
A inovação social enfatiza o trabalho em grupo, beneficiando os sujeitos e incentivando inovações e vem se consolidando como um campo da inovação, que se volta para a solução de problemas sociais. Parte de diferentes atores públicos ou privados, organizações da sociedade civil e grupos organizados em torno de um propósito comum. Nesse sentido, a fundamentação teórica deste estudo centra-se na abordagem da inovação social (MULGAN et al., 2007; BIGNETTI, 2011; FREITAS et al., 2016) e das especificidades da produção de alimentos no contexto da pandemia de Covid-19.
A pesquisa caracteriza-se como descritiva, tendo sido utilizado um levantamento (survey), com um grupo de produtores beneficiados por um projeto social de uma universidade no Rio Grande do Sul. Aplicou-se questionários com perguntas abertas e fechadas, com envio de link e contato pessoal com os respondentes. Foram enviados 75 questionários, obtendo-se 35 respondentes, configurando uma amostra por conveniência. Para a análise, utilizou-se a estatística descritiva com posterior análise qualitativa, a partir da teoria elencada para a construção do instrumento e que guiou as análises.
Entre os respondentes, 30 produzem alimentos e 05 não produzem, sendo excluídos da análise. Em sua maioria são mulheres, acima de 50 anos e com ensino superior completo. Em um cenário pandêmico, 21 responderam que foram afetados de alguma forma; 17 deixaram de produzir algum item e 12 incluíram outro alimento na produção. Para ultrapassar este momento, investiram em vendas pela internet, novos produtos, promoções e ações com outros empreendimentos. Portanto, a inovação social verifica-se, permitindo encontrar soluções para um problema social específico.
A pesquisa analisou a inovação social e o enfrentamento às dificuldades da pandemia em um grupo de produtores de alimentos que recebe auxílio em gestão e aspectos técnicos, de um projeto social de uma universidade. Parte deles ainda está em consolidação, os empreendedores mantêm empregos em paralelo. Para muitos, a pandemia influenciou decisões no sentido de inovar. A pesquisa identificou elementos de inovação social. Além da inovação em produtos, processos e comunicação, a busca por parcerias foi identificada. A colaboração se apresentou uma alternativa para solução do problema comum.
BIGNETTI, Luiz Paulo Bignetti. As inovações sociais: uma incursão por ideias, tendências e foco de pesquisa. Revista Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 47, n. 1, p. 3-14, 2011. MULGAN, Geoff; TUCKER, Simon; ALI, Rushanara; SANDERS, Ben. Social innovation: What it is, why it matters and how it can be accelerated. The Young Foundation. Oxford: Said Business School. 2007. Disponível em: https://youngfoundation.org/wp-content/uploads/2012/10/Social-Innovation-what-it-is-why-it-matters-how-it-can-be-accelerated-March-2007.pdf. Acesso em: 06 set. 2020.