Resumo

Título do Artigo

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA PRÁTICA DA INOVAÇÃO ABERTA NO BRASIL: Um estudo com especialistas de mercado
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inovação
Inovação aberta
Redes de Inovação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Magaly Neves Marinho
Fundação Instituto de Administração - FIA - Pinheiros
2 - Vanessa Cuzziol Pinsky
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração

Reumo

A necessidade das empresas de compensar a elevada concorrência, e a pressão sobre orçamentos e redução de custos, geram uma urgência de inovar com menores investimentos e com maior agilidade. Se de um lado as visões tradicionais são baseadas em propriedade e são concentradas na empresa ou cadeia de valor que defende a proteção, no outro lado a falta de recursos, que pode abranger desde recursos humanos até os recursos financeiros, faz com que muitas organizações consideradas líderes de mercado enfrentem dificuldades para sustentarem investimentos internos.
O objetivo principal desse estudo é compreender os principais desafios e oportunidades para adoção do modelo de inovação aberta no Brasil. Como resultado, é apresentado um framework para apoiar a implementação e gestão da inovação aberta em empresas privadas brasileiras.
A revisão teórica é centrada no conceito de inovação, e na sua trajetória até o nascimento do conceito de inovação aberta. Como visão complementar, foram incluídos estudos referentes à gestão da inovação, e os agentes externos que colaboram, formando o ecossistema de inovação. As principais referências estudadas foram os seguintes trabalhos: CHESBROUGH, H. 2003; DESIDÉRIO, P. H. M.; POPADIUK, S; DOBNI, C. B. 2008; DRUCKER, P. 2002; FREEMAN, C. 1984; HANSEN, M. T.; BIRKINSHAW, J, 2007; PORTER, M, 1980; PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V, 2004; SCHUMPETER, J., 1934; TIDD, Joe. , 1993; BESSANT, J.; P
Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e exploratória. O método utilizado foi entrevistas em profundidade com especialistas. A amostra foi composta por nove especialistas de dois dos mais importantes setores dentro do ecossistema de inovação: Iniciativa privada e Institutos de Pesquisa e Inovação. A técnica utilizada para a coleta de dados primários foi a entrevista semiestruturada, com o objetivo de compreender os significados que os entrevistados atribuem às questões estudadas(YIN, 2001).
A partir da análise dos resultados obtidos nas entrevistas foi desenvolvido um framework da inovação aberta. O modelo apresenta um conjunto de recomendações que podem ser adotados por organizações que pretendem trabalhar com inovação aberta. Trata-se de orientações sobre as questões discutidas neste estudo e que se mostraram mais relevantes para apoiar os processos de inovação aberta e que apontam os principais fatores que impactam na implementação de estratégias de inovação em empresas privadas brasileiras.
O objetivo principal do estudo foi compreender os principais desafios e oportunidades para adoção do modelo de inovação aberta no Brasil. Foram identificados sete fatores críticos mais importantes e que influenciam e interferem de forma mais impactante nos processos de inovação nas empresas. Com base nesses fatores e na compreensão de como eles se relacionam foi proposto um framework que explica o fenômeno estudado e apresenta um conjunto de recomendações para ajudar na implementação e gestão da inovação aberta.
CHESBROUGH, H., 2003. 2005. DESIDÉRIO, P. H. M.; POPADIUK, S. 2015. DOBNI, C. B., 2008. DRUCKER, P. 2002. ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L., 2000.FREEMAN, C., 1984.HANSEN, M. T.; BIRKINSHAW, J. 2007.JOHANNSSON, M et al. 2015. LIN, G. C. S. et al. 2011. LINDEGAARD, S.; KAWASAKI, G., 2010. OCDE., 2006. PORTER, M. 1980. PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V., 2004..SCHUMPETER, J., 1934.TIDD, Joe. 1993.______. ; BESSANT, J.; PAVITT, 2008. VRANDE, V. van de et al. 2009.