Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE DA AGROPECUÁRIA EM RELAÇÃO AO PIB TOTAL NA ECONOMIA DA MICRORREGIÃO DE PARAGOMINAS - PA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Agropecuária
PIB
Desenvolvimento Econômico

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - ANA CAROLINA SILVA SOUSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) - Unidade UNIFESSPA - Rondon do Pará
2 - JADSON OLIVEIRA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) - ICSA - Rondon do Pará
3 - Aloy Souza Coelho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
4 - Eliane Silva Sampaio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) - ICSA
5 - Elaine Aparecida Teixeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal indicador que mede o crescimento econômico de uma cidade, região, estado, país ou grupo de países. O IBGE apresenta o PIB a preços correntes dos valores adicionados brutos dos três grandes setores de atividade econômica: Agropecuária, Indústria e Serviços, e Administração Pública. Para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA (2020), o agronegócio tem sido reconhecido como um vetor crucial do crescimento econômico brasileiro.
Pretende-se responder a seguinte questão-problema: Qual a representatividade da agropecuária em relação ao PIB total no desenvolvimento econômico da Microrregião de Paragominas-PA no período de 2010 a 2017? Este trabalho tem como objetivo analisar a representatividade da agropecuária em relação ao PIB total no desenvolvimento econômico da Microrregião de Paragominas-PA, nos anos de 2010 a 2017. A Microrregião de Paragominas é composta por Goianésia do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Abel Figueiredo, Rondon do Pará, Dom Eliseu, Ulianópolis e Paragominas.
Para Bassan (2014), o desenvolvimento econômico está relacionado ao processo de transformação da conjuntura econômica, mudando assim a qualidade de vida das pessoas para uma situação melhor. Conforme Teixeira (2019), para entender o cenário econômico do estado é necessário compreender os aspectos econômicos no âmbito nacional e internacional, além de observar a evolução do PIB, inflação e taxa de desemprego. É relevante a participação da agropecuária na composição do PIB para o crescimento econômico dos municípios da Microrregião estudada, impulsionando a geração de empregos e fonte de renda.
O campo de trabalho foi a Microrregião de Paragominas - PA composta por sete municípios: Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Dom Eliseu, Goianésia do Pará, Paragominas, Rondon do Pará e Ulianópolis. A metodologia utilizada foi a análise documental, compreendendo pesquisas bibliográficas e em sites do Governo, assim como dados secundários, que contribuíram para conhecer o universo de pesquisa, possibilitando compreender com mais detalhes as oscilações da participação da agropecuária na composição do PIB na região analisada. Este estudo classifica-se como descritivo quantitativo.
Para a análise, segmentou-se o valor adicionado bruto da agropecuária em porcentagem e foram divididos os municípios da Microrregião para melhor avaliar a participação da agropecuária no PIB nos oito anos propostos pela pesquisa. A porcentagem de participação do VAB da agropecuária no PIB durante os sete anos estudados teve um declínio na maioria dos municípios da Microrregião de Paragominas, com exceção de Goianésia do Pará e Ulianópolis. A agropecuária tem participação significativa na economia dos municípios da Microrregião estudada, pois a maioria deles tem representação acima de 20%.
Verificou-se que a participação da agropecuária no PIB tem grande importância para os municípios da Microrregião de Paragominas-PA, pois a sua representatividade é expressiva, sendo em sua maioria acima de 20%. Isso mostra a relevância da agropecuária para essa Microrregião no tocante ao desenvolvimento econômico, geração de emprego e fonte de renda. É válido ressaltar a importância da agropecuária em meio a uma crise mundial provocada pela pandemia do novo Coronavírus, que fez com que o crescimento econômico de vários países apresentasse retração, apresentando déficit em suas economias.
BASSAN, D. S. (2014). Alguns aspectos teóricos do desenvolvimento com o olhar na região do Vale do Paranhana. Revista de Desenvolvimento Econômico. Salvador (BA), v. 16, n. 29, p. 39-47, jun. 2014. CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL – CNA. (2020). Panorama do Agro. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2020. TEIXEIRA, E. A. (2019). Benefícios previdenciários e indicadores de bem-estar nos Municípios de Minas Gerais. 91f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.