Resumo

Título do Artigo

ATITUDES DOS CONSUMIDORES DE CARNE EM UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL
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Palavras Chave

Carne
Consumo
Comportamento

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Dirlene da Rocha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Palmeira das Missões
2 - Andressa Petry Müller
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Centro de Ciências Sociais e Humanas
3 - LISIANE GIOVANELLA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES
4 - Paloma de Mattos Fagundes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Palmeira das Missões

Reumo

Existem diferentes perspectivas atreladas ao comportamento do consumidor, há uma associação de fatores que influenciam nas escolhas dos indivíduos, e tais comportamentos podem ser destacados diante do consumo de carne. Nas cadeias produtivas de carne, têm-se o propósito de realizar pesquisas e gerar produtos de acordo com a demanda dos consumidores, consequentemente, são realizadas exigências, causadas pelo aumento da concorrência e demanda da carne. Portanto, existem atitudes relacionadas aos indivíduos que influenciam e possuem um impacto significativo no seu consumo.
Destaca-se a importância da carne frente a cultura do Rio Grande do Sul, tal importância é ainda mais forte no interior do estado, dando destaque para cidades, como Palmeira das Missões, que possui hábitos e tradições gaúchas com foco na música, dança e principalmente na alimentação, que é baseada, sobretudo, no consumo de carnes. Com base nisso, o objetivo do presente estudo é analisar as atitudes dos consumidores de carne no município de Palmeira das Missões-RS.
O comportamento do consumidor é a soma de todas as percepções, atitudes e influências que levam as pessoas a tomarem uma decisão de compra. A ação de comprar está ligada à motivação, para atender a uma necessidade, a qual causa um desejo, que está relacionado ao auto-conceito (TEIXEIRA, 2010). Ainda, muitas questões tendem a impactar no momento da aquisição de algum produto ou serviço, principalmente quando se refere a produtos alimentícios, como a carne, que se mostra como algo essencial no dia a dia dos indivíduos (LEITE et al., 2020).
Consulta bibliográfica, utilização de dados secundários relacionados ao tema, coleta de dados primários, pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa. Amostra válida refere-se a 42 indivíduos residentes no município de Palmeira das Missões-RS. Aplicação de questionário on-line por meio do Google Forms. Utilização de estatística descritiva e da ferramenta Excel.
A maioria dos participantes consomem carne bovina, de modo frequente, adquirindo em supermercados, sendo que os próprios indivíduos tendem a realizar a compra. Os mesmos valorizam a procedência do produto, discordam que somente os homens sabem escolher e comprar carne, o que corrobora de a maioria dos respondentes ser do sexo feminino. O preço também possui um papel importante no momento da compra, além da aparência do produto, sendo que a maioria possui costume em preparar churrasco pelo menos 1 vez na semana.
A decisão do consumidor é influenciada por fatores como os recursos, conhecimento e cultura, inserindo informações no processo decisório como a suculência (sabor), preço, presença de inspeção sanitária e atributos como rendimento no preparo e facilidade de preparar, considerados importantes neste momento. Assim, dentre os fatores que influenciam o comportamento de compra de carne, são os fatores culturais os que mais se destacam, devido ao fato de que, a carne está presente nos hábitos e tradições da cultura do RS e por isso dispõe de significativa importância para o consumo e aquisição.
LEITE, B. F. da C.; OURIVEIS, N. F.; GIMENES, N. K.; GOMES, M. de N. B.; FARIA, F. J. C.; SOUZA, A. S. de; BRUMATTI, R. C. Consumidores de carne bovina: comportamento e preferências. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 1, p. 1927-1937, 2020. TEIXEIRA, J. C. I. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor. 2010. 41 p. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica de Vendas e Negociação) – Universidade Cândido Mendes, RJ, 2010.