Resumo

Título do Artigo

HOSPITALIDADE VIRTUAL E AS FERRAMENTAS DE ACOLHIMENTO E SOCIABILIDADE NO EAD
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Palavras Chave

hospitalidade
ambiente virtual
tecnologia

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos do Turismo e da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Francisco Damião Bezerra
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
2 - Valéria Ferraz Severini
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia

Reumo

A pandemia nos fez repensar as nossas práticas diárias. Da noite para o dia nos vimos obrigados a ficar em casa sem contato com familiares, amigos e vizinhos. As nossas demonstrações de afeto e de contato físico ganharam um outro contexto e os laços sociais passaram para uma outra dimensão. A partir dessa nova realidade surgiu a necessidade de conexão por meios dos recursos digitais para assegurarmos as nossas relações sociais, considerando as mídias digitais e as plataformas de videochamadas como Google Meet, Zoom, Teams, WhatsApp, Collaborate, entre outros.
Se faz necessário compreender como a hospitalidade se apresenta diante dos novos recursos de ensino a distância (EAD). Tem-se como objetivo geral explorar os conceitos sobre a hospitalidade virtual a partir da compreensão das interações sociais instauradas entre professor (anfitrião) e aluno (hóspede) nas plataformas digitais de EAD. Como objetivo específico busca-se identificar as ferramentas presentes na plataforma digital Blackboard Collaborate Ultra que facilitam a interação social e analisar como elas são capazes de garantir o acolhimento e facilitar a sociabilidade durante as aulas.
As bases teóricas desse artigo partem das análises propostas por Luiz Octávio de Camargo (2003; 2004; 2015; 2021), Conrad Lashley (2004), Grassi (2011) e Pitt-Rivers (2012) sobre hospitalidade, por Binet-Montandon (2011) sobre acolhimento e Simmel (1983) e Montandon (2003) a respeito da sociabilidade. Utiliza-se ainda as teorias de Derrida (2001) sobre a hospitalidade incondicional e Baptista (2005) para compreender a relação entre hospitalidade e educação. Com relação à tecnologia, toma-se como base os estudos de Marçal (2005), Quintarelli (2019) e Vesce (2021).
Essa é uma pesquisa teórica-empírica de ordem aplicada que objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática. Sua abordagem é de ordem qualitativa. Para atingir satisfatoriamente os objetivos propostos nessa pesquisa utilizou-se a pesquisa exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental. Tomou-se como estudo de caso a ferramenta digital Blackboard Collaborate Ultra utilizada pelos dois autores desse artigo.
A partir das observações e da coleta de dados obtidas durante o período das aulas do primeiro semestre de 2021, pode-se perceber que as ferramentas da plataforma digital em questão auxiliam no processo de acolhimento e sociabilidade durante as aulas online. Destacam-se as ferramentas da mão levantada, das possibilidades de sociabilização e interação no chat, da tela branca que remete à lousa tradicional e do compartilhamento da tela dos participantes.
Os resultados iniciais da pesquisa apontam que a plataforma digital Blackboard Collaborate Ultra possui uma diversidade de ferramentas capazes de oferecer ao professor um leque de possibilidades para propagar o conhecimento e garantir a continuidade da aprendizagem em tempos de isolamento físico. Essas ferramentas ajudam o professor a atuar como anfitrião acolhendo os alunos nas salas de aula virtuais e instigando a sociabilidade. A plataforma também garante aos alunos formas diferenciadas de sociabilidade e interação social.
BINET-MONTANDON, Christiane. Acolhida. Uma construção do vínculo. In: Montandon, Alain. O livro da hospitalidade. São Paulo: SENAC, 2011. CAMARGO, L. O de L. (2004) Hospitalidade. São Paulo: Aleph. GRASSI, M.-C. Hospitalidade: Transpor a soleira. In: MONTANDON, A. (org.). O livro da hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas. São Paulo: Senac, 2011. p. 45-53. SIMMEL, G. Sociabilidade: um exemplo de sociologia pura ou formal. In: MORAES FILHO, E. (Org.). George Simmel: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 165-181.