Resumo

Título do Artigo

PROCESSOS DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NAS ORGANIZAÇÕES: coaching, mentoring e carrer counseling
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Palavras Chave

Coaching
Mentoring
Carrer Counseling

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Estudos Críticos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Marcello Vinicius Doria Calvosa
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - GeCaPEP / DCAd-ICSA
2 - Roberta Sodré Costa Leite
UNIFACCAMP - Centro Universitario Campo Limpo Paulista - Campo Limpo
3 - Patricia Viveiros de Castro Krakauer
Centro Universitário Campo Limpo Paulista - Mestrado em Administração
4 - MARCOS FERREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - DAP

Reumo

Processos de orientação e de aconselhamento profissionais estão presentes em organizações competitivas dinâmicas, atentas à promoção de seu sistema de carreiras e ao progresso e retenção de talentos em seus quadros funcionais. Pela ótica dos colaboradores, tais preocupações e ações vocacionais causam efeitos positivos, como maior foco profissional, maior comprometimento e comportamentos mais abertos para direcionamentos revertidos para os objetivos conjuntos de trabalhadores e da empresa (KLEHE; FASBENDER; HORST, 2021).
Questão inicial da pesquisa: que processos de orientação profissional estão disponíveis e são mais usados por empresas competitivas no ambiente organizacional, quais as suas características e em que casos são indicados? Os objetivos do trabalho foram (i) investigar os processos de orientação profissional contemporâneos disponíveis para a aplicação no ambiente organizacional e apresentar as suas características, diferenças e semelhanças teóricas e práticas; (ii) elaborar um modelo teórico preliminar autoaplicável pelo colaborador de tomada de decisão sobre a seleção de orientação profissional,
A oportunidade e aplicação de processos de orientação promovem uma desejável reflexão nos colaboradores e a circunstância propícia para melhor explorar seus potenciais e talentos, inclusive, permitindo que sejam mais adaptáveis aos desafios profissionais e de carreira, e também, aos cenários futuros. A partir da pesquisa bibliográfica e da análise de pesquisas secundárias foi possível identificar que os modelos formais mais utilizados de abordagem em processos de orientação profissional, citados na literatura nacional e internacional, são: coaching, mentoring e carrer counseling, nessa ordem.
Para atingir os objetivos propostos foram realizadas duas reuniões de Focus Group, a análise de pesquisas secundárias sobre o tema orientação profissional, a promoção de uma análise de conteúdo com orientadores profissionais e outra com colaboradores que passaram por processos de orientação profissional.
Considerações e discussão para promover insights, visualização de variáveis que podem estar obscurecidas e a antecipações de questões que poderão emergir para uma movimentação do colaborador envolvendo o esclarecimento na comparação entre os processos de orientação profissional mais recorrentes no ambiente organizacional, apoiados em pesquisas secundárias analisadas, pesquisa primária e Fase 1 do Focus Group. Compreender e registrar as indagações e percepções sobre variáveis deficientes ou ignoradas de processos de orientação, para a elaboração do modelo preliminar proposto, com base na Fase 2
Os processos de orientação profissional têm por objetivos ajudar, instruir, ajustar, treinar, desenvolver, indicar uma direção e/ou influenciar os profissionais a alinharem seus objetivos e metas à organização, capacitando-os para gerar resultados específicos, contribuindo para o desenvolvimento profissional e/ou pessoal do indivíduo, por meio de um projeto factível. Os processos profissionais formais mais recorrentes no ambiente organizacional são: coaching, mentoring e carrer counseling possuem características próprias e diferem segundo critérios de tempo, formatos, recursos financeiros.
GATI, I.; KULCSÁR, V. Making better career decisions: From challenges to opportunities. Journal of Vocational Behavior, v. 126, 2021. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2021.103545 HILALI, K.; MUGHAIRI, B.; KIAN, M.; KARIM, A. Coaching and Mentoring. Concepts and Practices in Development of Competencies: A Theoretical Perspective. International Journal of Academic Research in Accounting, Finance and Management Sciences, v. 10, n. 1, pp. 41–54, Jan.2020. https://doi.org/10.6007/IJARAFMS/v10-i1/6991