Resumo

Título do Artigo

Caminho para proposta de construção de um sistema de indicadores da hospitalidade urbana para a cidade sustentável
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sustentabilidade na cidade
Hospitalidade Social
Gestão Urbana

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Pedro Cesar
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais
2 - Maria de Fátima Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade

Reumo

Na busca por uma diminuição dos impactos causados pelo modelo de cidade atual, modelos que propõem uma cidade mais sustentável são apresentados. A cidade sustentável busca a relação ótima entre a humanidade e a natureza. Entre as diversas propostas de cidade sustentável pode-se considerar a hospitalidade urbana como uma delas. Esse conceito se baseia na relação das pessoas na cidade, da cidade com as pessoas, e da cidade com a natureza. Para essa configuração de cidade é preciso métodos, e um sistema de indicadores da hospitalidade urbana pode auxiliar o planejamento urbano ambiental.
Na busca por um sistema de indicadores que traga a hospitalidade urbana como meio para a sustentabilidade na cidade, quais os aspectos que devem conter em um sistema de indicadores da hospitalidade urbana? Nesse sentido, o objetivo dado é propor um modelo de sistema de indicadores de hospitalidade urbana para a sustentabilidade na cidade.
Cidade sustentável é um modelos de cidade que busca a diminuição dos impactos ambientais causados pela grande utilização de recursos naturais de forma irresponsável (Leite, 2009). Esse conceito apresenta diversos modelos e métodos que buscam a efetivação da sustentabilidade. Entre esses conceitos o de hospitalidade urbana pode auxiliar o planejamento urbano ambiental no caminho ruma a uma cidade mais sustentável. Esse conceito se estuda o desenho urbano e as políticas públicas de forma a promover sociabilidade, conforto, amabilidade, solidariedade, igualdade e sustentabilidade na cidade.
Após análise da perspectiva teórica, de alguns dos mais importantes teóricos da hospitalidade, se chegou a uma lista de temáticas e, posteriormente, de indicadores que condizem com as suas ideias frente a hospitalidade urbana. Os indicadores selecionados são resultados de dados secundários de sites oficiais. Na seleção das temáticas foram levadas em consideração a interdisciplinaridade que é uma das principais características da hospitalidade urbana. Questões sociais, ambientais, econômicas, políticas, turísticas, entre outras que fazem parte da complexidade que é o conceito de hospitalidade.
Um sistema de indicadores da hospitalidade urbana é de suma importância no planejamento urbano que vise a sustentabilidade, auxilia na mensuração tanto da hospitalidade quanto da cidade sustentável, relevando questões que vão desde o turismo até a preservação do meio ambiente. Após essa estruturação do sistema de indicadores é necessário à sua aplicação de forma a observar a efetivação desse modelo. Identificar se existem dificuldades de aplicação ou alguma fragilidade na avaliação. A proposta é que esse modelo de um sistema de indicadores seja replicado e de fácil aplicabilidade.
GRINOVER, Lucio. Hospitalidade, qualidade de vida, cidadania, urbanidade: novas e velhas categorias para a compreensão da hospitalidade urbana. Revista Iberoamericana de turismo. Penedo, vol. 3, n.1, p. 16-24, 2013. Disponível em: < https://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/viewFile/979/647 > Acesso em: 28/05/2021. LEITE, C.; AWAD, J. C. M. Cidades Sustentáveis, cidades inteligentes: Desenvolvimento sustentável num planeta urbano. Porto Alegre: Bookman, 2012.