Resumo

Título do Artigo

Aplicação da Governança do Conhecimento em organizações do setor público e privado: uma revisão integrativa acerca das diferenças e similaridades
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Governança do conhecimento
Processos de conhecimento
Revisão integrativa

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Amanda Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
2 - Ivânia Freire da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
3 - Patricia de Sá Freire
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Engenharia do Conhecimento

Reumo

GovC é uma abordagem interdisciplinar (GRANDORI, 2001; FOSS, 2007; GOLDMAN, 2010; FREIRE et al, 2017) que “vai além da GC ao ser vista como a implantação de mecanismos de governança corporativa para a implantação, avaliação e controle dos processos de conhecimento, principalmente no que tange os processos de compartilhamento, troca e transferência do conhecimento” (FREIRE et al, 2017, p.35). Assim, estruturas e mecanismos de governança são fundamentais, uma vez que definem os incentivos e determinam a direção para a coordenação das ações dos membros da organização em processos de conhecimento.
Frente a contextualização apresentada, esta pesquisa norteia-se na seguinte questão de pesquisa: Como a literatura tem abordado as diferenças e similaridades na aplicação da Governança do Conhecimento em organizações do setor público e privado? Em consequência, definiu-se como objetivo apresentar as diferenças e similaridades na aplicação da Governança do Conhecimento em organizações do setor público e privado abordadas pela literatura nos últimos dez anos.
Considerando a dimensão da análise organizacional, destaca-se a conceituação do autor Nooteboom (2000) definindo a GovC como “um conjunto de mecanismos formais e relacionais gerados pela governança corporativa e da gestão dos processos de conhecimento para a otimização dos resultados econômicos da organização” (FREIRE et al., 2017, p. 32). Atores públicos e privados encontram-se expostos ao mesmo ambiente de competitividade, aos modelos de gestão necessários para tal, bem como uso das ferramentas que propicie alinhamento da gestão das empresas públicas com as empresas privadas.
As estruturas de GovC tendem a estar mais presentes nas organizações públicas em razão de questões relacionadas à legislação e estratégias específicas a esse contexto. A estruturação e análise dos mecanismos formais da GovC a partir de uma visão holística promovem o alcance do objetivo que as organizações públicas e privadas possuem em comum: a prestação de serviços para a sociedade. A hierarquização e a descentralização podem influenciar as interações sociais que promovem o comportamento de compartilhamento de conhecimento nas organizações públicas e privadas.
Constatou-se uma escassez de estudos empíricos que abordam aspectos e características da aplicação da GovC nas organizações, o que consequentemente dificultou a obtenção de uma maior quantidade de estudos que integrassem a análise realizada nesta pesquisa. Além disso, identificou-se uma oportunidade de inclusão das organizações do terceiro setor em estudos futuros, haja vista que estas não foram consideradas neste trabalho, porém, foi perceptível sua presença e importância no contexto estudado.
FREIRE, P. de S.; DANDOLINI, G. A. SOUZA, J. A. de; SILVA, T. C.; COUTO, R. M. Governança do Conhecimento (GovC): O estado da arte sobre o termo. Biblios, n. 69, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/61924. Acesso em: 07 mar. 2021. NOOTEBOOM, B. Learning by interaction: Absorptive capacity, cognitive distance and governance. Journal of Management and Governance. [S.l.], v. 4, p. 69–92, 2000.