Resumo

Título do Artigo

LIDERANÇA E INOVAÇÃO NO AGRONEGÓCIO: A ATUAÇÃO DE FUNDADORES DE STARTUPS DO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Liderança
Inovação
Agronegócio

Área

Agribusiness

Tema

Inovação e Tecnologia

Autores

Nome
1 - Eduardo Festa Pompeu
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ESALQ/USP
2 - Catarina Barbosa Careta
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Superior de Agricultura

Reumo

Entende-se que liderança consiste no processo em que os líderes permitem às organizações atingirem objetivos com a intenção de superarem desafios e mudanças futuras. Atualmente há a necessidade de inovações e transformações dos sistemas agrícolas, o qual possui importância econômica e social a nível mundial. As startups desse segmento estão revolucionando o setor através do oferecimento de novos produtos e serviços, bem como no desenvolvimento de novos modelos de negócios. A liderança através de seus comportamentos possui um impacto mais amplo e mais direto sobre o desempenho das startups.
Diante da tendência de expansão de startups com ênfase no agronegócio, emerge como problemática a incipiência de estruturação do tema junto à literatura. Bem assim, a presente pesquisa teve como objetivo principal caracterizar a atuação de fundadores de startups do agronegócio que atuam em posições de liderança. Especificamente, buscou-se identificar como suas experiências impactam em sua atuação e caracterizar seus comportamentos de liderança, especialmente aqueles ligados ao desenvolvimento da inovação.
O conceito de liderança comumente é variado e possui relação com inúmeras variáveis, tais como o contexto (Alblooshi, Shamsuzzaman, & Haridy, 2020). Neste sentido, os líderes das startups auxiliam a envolver os funcionários no processo de definição dos contextos de trabalho que contribuem para com a inovação (Liao, Chen, Hu, Chung, & Liu, 2017). Diante de apelos por ações transformadoras, há atualmente uma crescente reflexão acerca de como moldar os sistemas alimentares através da utilização de tecnologias que amparem modelos sustentáveis de produção e distribuição (Klerkx et al., 2019).
Este artigo segue uma metodologia qualitativa e o tipo de estudo é descritivo, baseada em entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. O sujeito de pesquisa analisado é representado por fundadores de startups que atuam com soluções para o agronegócio sediadas no “Vale do Piracicaba”, ecossistema de inovação que possui 41 empresas deste modelo. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada, com quatro questões para compreensão do perfil do entrevistado e cinco questões para o entendimento do perfil de suas startups do agronegócio.
Como forma de realizar a análise dos resultados, foram criadas três categorias, baseadas nas questões utilizadas no roteiro. As categorias são: os impactos das transições de liderança e experiências, os comportamentos da liderança em startups do agronegócio, e a inovação é conduzida pelo líder. Observou-se que o líder deve proporcionar um ambiente crítico e aberto que gere a inovação, porém as transições de níveis de liderança e a estrutura organizacional interna influenciam diretamente na atuação e nos comportamentos deste líder na startup.
As experiências profissionais adquiridas através das transições de níveis de liderança impactam diretamente na atuação do líder na startup. A horizontalidade da estrutura organizacional influencia os comportamentos destes líderes, os quais são respaldados na confiança mútua e caracterizados pela delegação de tarefas, concessão de autonomia, abertura em tomadas de decisões e monitoramento constante. A inovação impacta e é conduzida pelo líder, o qual proporciona um ambiente crítico e aberto para que seus liderados sejam criativos e proponham novas ideias que gerem valor.
Alblooshi, M., Shamsuzzaman. M., & Haridy, S. (2020). The Relationship Between Leadership Styles And Organisational Innovation. Europen Journal Of Innovation Management, 14(1), 21-54. Klerkx, L., Jakku, E., & Labarthe, P.A. (2019). Review Of Social Science On Digital Agriculture, Smart Farming And Agriculture 4.0. Wageningen Journal Of Life Sciences, 10(3), 90-91. Liao, S., Chen, C., Hu, D., Chung, Y, & Liu, C. (2017). Assessing The Influence Of Leadership Style, Organizational Learning And Organizational Innovation. Leadership And Organization Development Journal, 38(5), 590-609.