Resumo

Título do Artigo

ADOÇÃO DO PACOTE G SUITE FOR EDUCATION NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC): um relato sobre o processo de implantação do novo serviço de correio eletrônico
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Palavras Chave

pacote g suite for education
correio eletronico
UFAC

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Edvandro Carlos Reckziegel
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC) - Pró-reitoria de Planejamento
2 - DIANA VAZ DE LIMA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS
3 - Francisco Antonio Coelho Junior
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Administração / Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Kemis Ageron Viana da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC) - Núcleo de Tecnologia da Informação

Reumo

No atual contexto pandêmico, decorrente da SARS-CoV-2, as tecnologias de informação foram essenciais na retomada das atividades de ensino e trabalho, com a modalidade remota facilitada pelas mesmas. A necessidade, então, de se fazer a gestão da informação e do conhecimento, mediada pelas TIC´s, se mostrou algo imprescindível. Neste sentido, a Universidade Federal do Acre (UFAC) contemplou esta necessidade em seu Planejamento Estratégico (PE), com o objetivo de ampliar, adequar e adaptar a atual infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação aos novos tempos.
Desde 2007, a UFAC utilizava como solução de correio eletrônico a ferramenta ‘Zimbra’, plataforma gratuita que, à época da sua adoção, mostrou-se uma solução bastante apropriada para atender ao seu público-alvo (docentes e servidores técnico-administrativos). Contudo, com o crescimento da base de usuários, somado à carência de quadro funcional para as atividades de administração da ferramenta, geraram-se problemas técnicos relatados pelos usuários. Muitas reclamações foram registradas.
Até 2014, a definição dos prefixos dos e-mails do Zimbra não adotava um padrão de identificação única e muitas contas ganharam identificação dúbia, apenas com o primeiro nome do usuário. Somente a partir da Portaria nº 92, de 24 de dezembro de 2014, que instituiu os Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING), a UFAC passou a aplicar o Padrão de Formação de Endereços de Correio Eletrônico Caixas Postais Individuais. Esse cenário foi o condicionante motivador para a busca de soluções alternativas mais modernas e adequadas.
Para enfrentar tais dificuldades, a equipe técnica de tecnologia da informação da UFAC considerou como viável a adoção de nova solução também gratuita, com intuito de não demandar recursos financeiros para sua implementação, porém mais robusta, compatível com as tecnologias mais recentes e que facilitasse as atividades de gerenciamento e suporte da ferramenta. Nesse sentido, foi escolhido o Pacote G Suite for Education, considerado um potencial alternativo pela equipe responsável pelo estudo era a solução oferecida pelo Google, através do GMail.
Neste período, a UFAC realizou, inúmeras reuniões de trabalho virtuais por meio de web-conferências. A maior parte delas foi realizada utilizando-se o Google Meet, uma das ferramentas integrantes do pacote G Suite for Education. Neste período experimental, a ferramenta mostrou-se estável, acessível aos diversos públicos e de simples usabilidade.
A adoção do Pacote G Suite for Education trouxe consigo a vantagem de poder ser oferecido serviço de e-mail institucional aos alunos sem que isso implicasse em custos para a instituição. Desta forma, conclui-se que a escolha de uma solução em nuvem pública, gratuita e com diversos outros recursos agregados, ainda mais em tempos de pandemia, se mostrou vantajosa para a UFAC. Outras organizações, especialmente as de natureza pública, poderão implementar esta ferramenta, visando a promover maior dinamicidade e segurança no provimento de ações de gestão da informação e do conhecimento.