Resumo

Título do Artigo

DEAMBULAÇÕES EM TORNO DO FENÔMENO EXTEMPORÂNEO DAS FAKE NEWS
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Palavras Chave

Fake News
Pós-modernidade
Verdades

Área

Marketing

Tema

Cultura e Consumo

Autores

Nome
1 - Daniela Silva Araújo
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
2 - Fábio Schilling
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
3 - Claudia Lucio de Medeiros
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - CIÊNCIAS JURÍDICAS
4 - Keysa Manuela Cunha de Mascena
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Reumo

Nesta pesquisa, foram consideradas as potencialidades dos efeitos nocivos de mensagens providas de discursos e narrativas distorcidas ou falsificadas. No contexto, ao situar as relações humanas decorrentes de uma interconectividade diferenciada e mais dinâmica, extrai-se uma complexidade de ambientes que podem atribuir identidades efêmeras e relações fluidas. Sua compreensão transpassa o processo de desinformação, associando-a a discursos, narrativas, metanarrativas, verdades e fenômenos sociais como elementos inerentes ao contexto, instiladas de relação de poder e assimetria de informações.
No processo de infodemia de notícias deturpadas, insculpe uma ação social de sentido perniciosa, imbuída de finalidades controversas, muitas vezes, associada às relações de poder. É nessa conjuntura que o trabalho vem contribuir com o objetivo de construir debates e reflexões acerca deste fenômeno e elementos como ação social, narrativas, metarrativas, verdades e relações de poder diante de sua capacidade de influenciar indivíduos e organizações com perspectivas diferenciadas a partir dos vários elementos do tema sob fundamentos em autores pós-modernistas.
A perspectiva teórica deste ensaio define como categorias prévias de análise a concepção de: ação social, relações de poder, discursos, verdades, narrativas e instância de diálogo social à luz das contribuições conceituais e empíricas iniciais de Foucault, Lipovetsky, Lyotard, Cioran, e influentes do pós-modernismo como Bourdieu e Nietzsche. Estes novos conceitos e enunciados inseridos nos discursos não refletem mais a ciência tão somente como portadora legítima do conhecimento, mas verdades multifacetadas, daí perscruta o fenômeno fake news a partir de uma abordagem de autores contemporâneos.
As fakes news retransmitidas aos diversos círculos sociais são vistas como ações sociais e que tendem ao estratagema discursivo, repleto de enunciados ou conteúdos significativos. Sublimando nas ideias nietzschianas, trazemos uma tônica distinta de fake news, de que estas, não necessariamente induziriam efeitos perniciosos, e que os sujeitos importam como fontes dinâmicas de pensamentos e vontades em escolher reproduzir verdades, como discursos transformadores de narrativas. De forma espúria, averiguamos a plastificação da verdade, nesse contexto se averigua uma perda de panoramas de verdade.
Fakes news transpassa de um fenômeno relacionado à dominação para um fenômeno de casualidade, trazido por uma nova configuração de pequenas narrativas que possibilitam múltiplas verdades a partir do esmaecimento da verdade absoluta na ciência, favorecendo a insurgência de movimentos sociais alternativos. Desmitifica-se a origem absoluta de que este fenômeno, na contemporaneidade, advém de instrumento político ou de uma relação de poder, muitas vezes legitimado por seus difusores e leitores, mesmo cientes da contestabilidade da informação, apresentando-se num desafio de marketing transcultural.
ARAÚJO, J. Nietzsche e a crítica da linguagem como produtora de “verdades”. Rio Grande do Norte: 5 EDUFRN, 2018.GRANOVETTER, M. S. The Strength of Weak Ties. American Journal of Sociology, V. 78, issue,1360-1380, 1973 LYOTARD, J. F. The Postmodern Condition: A Report on Knowledge. Manchester: Manchester University Press, 1984 SPINNEY, L. How Facebook, fake news and friends are warping your memory. Nature 543, 168–170 (2017) VARGO, C., GUO, L., & AMAZEEN, MA. The agenda-setting power of fake news: A big data analysis of the online media landscape from 2014 to 2016. New Media & Society, 2018.