matriz QFD
fatores críticos de sucesso
comércio ambulante
Área
Operações
Tema
Gestão de Operações em Serviços
Autores
Nome
1 - ADNY BEATRIZ OLIVEIRA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campus Recife
2 - taciana de barros jeronimo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Brunna Carvalho Almeida Granja UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campus Recife/PE
Reumo
A vulnerabilidade social é medida através da linha de pobreza, estando diretamente ligada com a exclusão de cidadãos e a falta de representatividade e oportunidades (POLITIZE, 2020). Dentre os diversos grupos e classes sociais que integram esse sensível contingente populacional, encontra-se os comerciantes ambulantes. Os quais, são classificados pelo Portal Emprega Brasil (2021) como: “aqueles que exercem atividade de venda a varejo de mercadorias, por conta própria, em vias e logradouros públicos”. Caciamalli (1982, p. 33 apud Silva et al, 2019, p. 7) sintetiza as características do comércio
Desse modo, com o intuito de manter sua subsistência através do desenvolvimento de seus pequenos negócios, a maneira em que os ambulantes gerenciam seus comércios denota de atenção. Atividades como: compra de mercadorias, estimativa da demanda, definição de preços e margem lucrativa, ocorrem pelo improviso. Neste sentido, o presente artigo tem o objetivo de elaborar a matriz QFD para identificar os fatores críticos de sucesso pelos 5’Rs no setor de comércio ambulante da cidade do Recife.
Para otimizar as operações tem-se: Desdobramento da Função Qualidade (QFD), ferramenta sistêmica que visa a programação dos produtos e serviços de modo a atender as necessidades do cliente; Os Fatores Críticos de Sucesso (FCS), cuja metodologia auxilia a empresa a definir com maior clareza, os elementos mais relevantes (SANTOS, 2017; RODRIGUES, 2016); e os 5’Rs gerenciais (AZEVEDO, 2018): Receptividade, Reconhecimento, Relacionamento, Relevância e Responsividade.
Visando coletar dados e informações a partir das características dos comerciantes situados em Recife, o tipo de investigação quantitativa foi implementado. Para tanto, 29 perguntas integram o estudo, retratando os aspectos operacionais da atuação comercial ambulante. Depois foi elaborada a matriz QFD com o uso das informações obtidas pelo questionário.
A análise dos Fatores Críticos de Sucesso que, nesse caso, são representados pelos 5R’s Gerenciais, ressaltam que a concepção administrativa de 28,8% dos entrevistados, destaca o terceiro fator referente ao Relacionamento, priorizando a relação existente entre vendedor e cliente sobre os demais fatores abordados.
O comerciante ambulante que visa desenvolver-se no mercado, todos os seus esforços deverão coincidir ao relacionamento e à assistência disposta ao cliente, tendo em conta que, ele apresenta-se como peça-chave para o sucesso desses pequenos negócios.
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