Resumo

Título do Artigo

LITERACIA FINANCEIRA PESSOAL E EMPRESARIAL: uma análise “quasi bibliométrica” e revisão sistemática com enfoque em decisões
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Literacia financeira pessoal
Literacia financeira empresarial
Tomada de decisão

Área

Finanças

Tema

Gestão Financeira

Autores

Nome
1 - Ivanilda Silva
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA
2 - Denis Forte
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

Grande parte das pesquisas sobre literacia financeira envolve tomada de decisão de cunho financeiro pessoal e/ou familiar. E, muito embora a literacia financeira seja uma importante habilidade de gestão financeira de negócios para gestores e para potenciais empreendedores, surpreendentemente, poucas são as pesquisas sobre literacia financeira de proprietários de micro e pequenas empresas e potenciais empreendedores. Este artigo faz uma análise da literatura, buscando identificar as decisões que têm sido afetadas pela literacia financeira pessoal (LFP) e literacia financeira empresarial (LFE).
Problema: Quais decisões têm sido contempladas na literatura, quer sejam influenciadas pela literacia financeira pessoal, quer pela literacia financeira empresarial? Objetivo: Realizar uma análise “quasi bibliométrica” e revisão sistemática que identifiquem as decisões que têm sido afetadas pela literacia financeira pessoal e pela literacia financeira empresarial, buscando encontrar oportunidades de pesquisa que ampliem a compreensão de como a literacia financeira afeta a vida dos indivíduos e a vida das empresas, respectivamente.
Tendo por base os artigos de Goyal e Kumar (2020) e Teixeira, Iwamoto e Medeiros (2013), para o desenvolvimento deste estudo foi feita uma extensa pesquisa na base de dados da Web of Science no mês de maio de 2021. Foram identificados 876 artigos que tratam de literacia financeira pessoal e literacia financeira empresarial. Estes textos serviram de base para a fundamentação teórica e o desenvolvimento do artigo.
Por meio de análise de conteúdo categorial, foram identificadas as decisões influenciadas pela literacia financeira: 69% dos artigos sobre literacia financeira pessoal fazem referência a planejamento para a aposentadoria, poupança, investimentos, participação no mercado de ações e gestão de ativos. 75% dos artigos sobre literacia financeira empresarial tratam sobre o desempenho da empresa, empreendedorismo, acessibilidade ao financiamento e inovação. Apenas 5 artigos vão tratar mais diretamente de decisões ou comportamentos que induzam a decisões, o que indica um campo profícuo de pesquisa.
A literatura revisada demonstra que as decisões que foram contempladas na LFP se concentram mais em decisões sobre planos de previdência para a aposentadoria, poupança, investimento em planos de pensões, aquisição de seguros, decisões de investidores individuais, decisões relativas a hipotecas e uso do cartão de crédito. Já na LFE, há um campo aberto para pesquisas, uma vez que são poucos os artigos que tratam diretamente de decisões empresariais. Nesta área, as decisões tomadas estão relacionadas basicamente à investimentos em inovação e tecnologia e comportamento de poupança.
GOYAL, K.; KUMAR, S. Financial literacy: a systematic review and bibliometric analysis. International Journal of Consumer Studies, p. 1-26, 2020. LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. Financial literacy around the world: an overview. Journal of Pension Economics and Finance, v. 4, n. 10, p. 497-508, 2011a. OECD. OECD/INFE Survey instrument to measure the financial literacy of MSMEs, 2020. TEIXEIRA, M. L. M.; IWAMOTO, H. M.; MEDEIROS, A. L. Estudos bibliométricos (?) em Administração: discutindo a transposição de finalidade. Revista de Administração: Ensino e Pesquisa, v. 14, n. 3, p. 423-452, 2013.