Resumo

Título do Artigo

ELEMENTOS DA CULTURA NACIONAL PRESENTES NA PRÁTICA GERENCIAL BANCÁRIA: estudo com as categorias do modelo de D’Iribarne
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Palavras Chave

Cultura
Modelo de D’Iribarne
Prática gerencial bancária

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades

Autores

Nome
1 - Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo
Centro Universitário UNIHORIZONTES - SANTO AGOSTINHO
2 - Vilma Santos Pereira de Faria
Centro Universitário UNIHORIZONTES - Santo Agostinho

Reumo

As distintas formas culturais predominantes em cada país foram alvo dos estudos de D’Iribarne (1989), a partir da sua obra La Logique De L’Honneur. O autor retrata que cada país tem suas tradições, sua maneira de definir seus direitos e deveres, seu modo de controlar, obedecer, cooperar e confrontar uns aos outros. Não se pode liderar sem considerar as tradições que cada povo enraíza e molda e que seus membros reverenciam e desprezam. A herança cultural de cada país, marcando a sua relação com a prática organizacional, foi a base de investigação dos estudos realizados por D’Iribarne (1989).
Essa pesquisa apresenta o seguinte questionamento: como as dimensões culturais do modelo de D’Iribarne se manifestam na prática gerencial de uma organização? Assim, pretende-se com este estudo descrever e analisar os elementos da cultura, segundo as categorias do modelo de D’Iribarne, presentes na prática gerencial de uma instituição bancária privada, localizada na cidade de Belo Horizonte, na percepção de seus gerentes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com 15 gerentes bancários, atuantes na função.
Discorrendo sobre a cultura nacional, D’Iribarne (1989) menciona que cada país tem uma forma distinta de definir os direitos e deveres próprios, como os modos de controle, obediência, cooperação e, também, as formas de oposição. Segundo o autor, apreciando as culturas nacionais, descobrem-se quais são os impulsos específicos da eficiência de cada indivíduo na organização. A cultura estabelece princípios e os classifica, permitindo que a sociedade seja ordenada em diferentes grupos, que vão desde os agrupamentos totêmicos até as classes profissionais.
Abordagem do tipo descritivo qualitativo, (BOGDAN; BIKLEN, 1994), especificando-se como interpretativo (GRAY, 2012), Os sujeitos dessa pesquisa foram quinze gerentes de distintas agências e postos de atendimentos da cidade de Belo Horizontes, compondo um grupo de oito homens e sete mulheres que atuam na instituição bancária observada. Roteiro de entrevista construído utilizando as categorias de análise: senso de dever; relações hierárquicas; percepção do controle; definição de responsabilidades; sanções; qualidade da cooperação e regulação. Análise de conteúdo (BARDIN, 1979)
Na instituição bancária objeto deste estudo, constatou-se a presença de todas as categorias, quais são: senso de dever; relações hierárquicas; percepção de controle; definição de responsabilidades; sanções; qualidade de cooperação; e regulação, cada uma manifestando-se de modo diferente. A lógica da Honra de D’Iribarne (1989) menciona que a cultura proporciona meios para que as pessoas sejam capazes de dar sentido ao ambiente em que estão inseridas e às ações que praticam diariamente. Determina os princípios que identificam os grupos, como é o caso das categorias profissionais (MOTTA, 1997).
Diante do objetivo geral desse estudo, observou-se que elementos da cultura nacional apresentados no modelo originado dos estudos de D’Iribarne manifestam-se como demandas necessárias do banco para a prática gerencial. Esses elementos estão contidos nas diretrizes e metas institucionais, e os gerentes buscam o seu cumprimento no dia a dia da atividade bancária. Os profissionais que não apresentam concordância com as demandas exigidas, não permanecem na instituição pesquisada.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. Lisboa: 1979 D'IRIBARNE, P. La logique de l’honneur Gestion des entreprises et traditions nationales Publié aux éditions du Seuil, Paris, 1989 D'IRIBARNE, P. Práticas modernas de gestão inseridas nas culturas do terceiro mundo. Civitas. Ciências Sociais, v. 3, n. 2, 2003 MANDELLI, P.; LORIGGIO, A. Exercendo liderança: O papel central do líder, sua motivação, proatividade e equilíbrio emocional. Editora Vozes Limitada, 2018 MOTTA, Fernando C. P. Cultura e organizações no Brasil. In:_. Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas, 1997.