Resumo

Título do Artigo

O ECOSSISTEMA DE INCUBADORAS COMO PROMOTOR DA COOPERAÇÃO ENTRE EMPRESAS: o caso da incubadora Conecta UPF
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

cooperação
incubadoras tecnológicas
Conecta UPF

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster, Redes de Negócios e Cooperação

Autores

Nome
1 - Guilherme Sallet Vieira
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
2 - Ana Claudia Machado Padilha
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Faculdade de Ciêncis Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC)

Reumo

A necessidade das empresas se atualizarem à medida que seu público alvo e consumidor também se atualiza faz com que estratégias competitivas sejam pensadas para que possam manter estabilidade no mercado em que estão inseridas. A cooperação emerge nesse contexto ao assumir papel central na continuidade das organizações. No ambiente das incubadoras tecnológicas, estratégias de cooperação podem ser desenvolvidas fortalecendo o crescimento dessas empresas nascentes ou jovens no ambiente universitário fortalecendo o desenvolvimento acadêmico e regional (AMATO NETO, 2008; ETZKOWITZ, 2002).
Tem o objetivo particular de compreender como é percebida a colaboração entre empresas no parque científico e tecnológico Conecta UPF, sediado na Universidade de Passo Fundo/RS.
As estratégias de cooperação surgem como forma de crescimento integrado entre empresas que buscam um objetivo comum. Surgem então as alianças estratégicas, onde as empresas cooperam combinando seus recursos e capacitações com o objetivo de angariar vantagem competitiva frente ao mercado em que estão inseridas. Empresa incubada é um empreendimento que está em processo de incubação, ou seja, recebendo auxílio para seu desenvolvimento, normalmente ligadas a uma instituição de fomento, como universidades (ANPROTEC, 2019; HITT, IRELAND, HOSKISSON, 2012).
A pesquisa descritiva exploratória (GIL, 2002) foi integrada por quatro etapas: (a) pesquisa bibliográfica por meio da busca de conceitos em artigos, sites e livros; (b) entrevista aberta com a Gestora da Incubadora da Conecta UPF para contextualização da incubadora; (c) entrevistas com 56 questões para a amostra de quatro empresas incubadas na Conecta UPF, tendo em vista que a população da pesquisa consiste em oito empresas incubadas, a amostragem se deu na escolha dos respondentes usando critérios de acessibilidade, intencionalidade e conveniência; e (d) análise e discussão dos resultados.
A pesquisa nos mostra que as empresas incubadas compreendem as estratégias de cooperação como uma forma de ajuda mútua, onde ambas empresas da aliança, por meio do esforço conjunto, são capazes de fomentar o compartilhamento de conhecimento em busca de retorno financeiro eficiente, mas acaba não sendo desenvolvida no ecossistema em que estão inseridas, mesmo com o fomento da gestão da incubadora. As relações entre empresas incubadas não se caracterizam como estratégias de cooperação e sim como um relacionamento de troca de prestações de serviços.
Além de promover a produção e a disseminação de conhecimento por meio da rede de inovação, a Conecta UPF auxilia no fortalecimento e na consolidação de negócios nascentes ou jovens, atuando no desenvolvimento econômico local, regional e no fomento de empreendimentos inovadores. As relações entre empresas incubadas não se caracterizam como estratégias de cooperação e sim como um relacionamento de troca de prestações de serviços.
AMATO NETO, João. Redes de cooperação produtiva e clusters regionais: oportunidades para as pequenas e médias empresas. São Paulo: Atlas: Fundação Vanzolini, 2008. Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). 2019a. Incubadoras e Parques. ETZKOWITZ, H. Incubation of incubators: innovation as a triple helix of university-industry-government networks. Science and Public Policy, 29(2), 115–128, 2002. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.