Resumo

Título do Artigo

EFEITO DO ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS NA COMPETITIVIDADE ORGANIZACIONAL: UMA META-ANÁLISE DA LITERATURA DE 2001-2020
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Palavras Chave

Engajamento de Stakeholders
Competitividade
Meta Análise

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Anderson Antônio de Lima
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - MEMORIAL
2 - Benny Kramer Costa
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
3 - Thiago de Luca Santana Ribeiro
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial Barra Funda

Reumo

As pesquisas sobre engajamento de stakeholders vem sendo abordadas por diversos aspectos, contudo sua relação com a melhoria na competitividade organizacional ainda é uma questão que necessita de novos estudos, pois ainda não foi suficientemente aprofundada (Zhao & Murrel, 2016). Apesar da necessidade de novos estudos, alguns autores já compreendem que o engajamento de stakeholders pode ser um fator importante que afeta a competitividade organizacional, uma uma vez que os stakeholders, quando melhor atendidos, agem com reciprocidade, que gera benefícios mútuos (Duran & Van Essen 2020).
Apesar da vasta literatura que cruza as temáticas engajamento de stakeholders e competitividade, os resultados não são conclusivos, generalizavéis e, em muitos casos, são meramente incipientes (Zhao & Murrel, 2016; Lim et al. 2019). Tal inconsistência suscita muitas reflexões sobre o poder de predição e explicação dessas relações. Desse modo, faz-se necessário uma sistematização dos resultados empíricos das publicações que analisaram estas temáticas. Diante do exposto, o objetivo deste estudo é identificar e analisar o tamanho do efeito do engajamento na competitividade organizacional.
A interação da organização com seus stakeholders, independentemente do setor, é capaz de influenciar na competitividade da organização(Harrison, Bosse & Phillips, 2010). Por outro lado, a inexistência ou a deficiência na interação pode afetar o desempenho e consequentemente a competitividade, ou seja, organizações que promovem ambientes interativos através de práticas que visam o engajamento de seus stakeholders se tornam mais competitivas comparadas a organizações que não se preocupam em engajar seus stakeholders (Ramayah et al., 2011; Zhao & Murrel, 2016; Pereira et al, 2018).
Investigamos o efeito do engajamento de stakeholders na competitividade organizacional (h1). Os resultados identificaram uma correlação dos efeitos combinados de 0,401 R de Pearson, sendo que o índice de correlação nesta faixa é considerado bom e, dessa forma, dá suporte à nossa hipótese principal. Em relação aos moderadores metodológicos propostos nesta pesquisa, não constatamos suporte estatítico para aceitar as hipóteses, sendo assim elas foram refutadas, a hipótese 2 afirmava que o tipo de coleta de dados influenciava no tamanho do efeito entre engajamento de stakeholders e competitividade
Em geral, o objetivo principal do estudo foi alcançado e a hipótese principal foi confirmada. A pesquisa demonstrou através da integração dos estudos que existe efeito do engajamento de stakeholders na competitividade. Por outro lado, as demais hipóteses do estudo foram refutadas. Em relação à h1, as descobertas deste estudo convergem com a literatura sobre a relação entre engajamento de stakeholders e a melhoria na competitividade das organizações. Cabe frisar que esta pesquisa é um esforço inicial para integrar resultados de diversos estudos sobre a relação entre estas variáveis.
Bridoux, F., & Stoelhorst, J. W. (2020). Stakeholder governance: solving the collective action problems in joint value creation. Academy of Management Review. Bosse, D. A., & Phillips, R. A. (2016). Agency theory and bounded self-interest. Academy of management review, 41(2), 276-297. Freeman, R. E. (2010). Strategic management: A stakeholder approach. Cambridge university press. Greenwood, M. (2007). Stakeholder engagement: Beyond the myth of corporate responsibility. Journal of Business ethics, 74(4), 315-327.