Resumo

Título do Artigo

PERSPECTIVAS NA TOMADA DE DECISÃO CONSIDERANDO DIFERENTES GERAÇÕES: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA LITERATURA DOS ÚLTIMOS 20 ANOS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Tomada de Decisão
Gerações
Bibliométrico

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Aspectos Comportamentais e Decisórios da TI

Autores

Nome
1 - Eliete dos Reis Lehnhart
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Rafaela Dutra Tagliapietra
FACULDADE ANTÔNIO MENEGHETTI (AMF) - Cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis
3 - Julia Tontini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
4 - Nathalia Rossato Binotto
FACULDADE ANTÔNIO MENEGHETTI (AMF) - Ciências contábeis
5 - Mauri Leodir Löbler
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Os indivíduos a todo momento estão tomando decisões (FEHEROVA, 2018). À vista disso, as decisões acompanham os indivíduos ao longo de sua vida e nesse sentido, pouco se sabe, por exemplo, como grupos de gerações tomam suas decisões (REISENWITZ; FOWLER, 2019). As gerações ou grupos geracionais são denominadas como grupos de pessoas que nasceram em intervalo comum de anos e que possuem crenças e comportamentos compartilhados, principalmente pelo fato de que esses períodos ficaram marcados na sociedade (MILHOME; ROWE, 2020).
Quais as temáticas associadas à tomada de decisão estão sendo estudadas considerando as diferentes gerações? A partir do referido questionamento, o presente estudo objetiva investigar a produção científica sobre as temáticas associadas à tomada de decisão considerando as diferentes gerações.
Na concepção de Milhome e Rowe (2020) as gerações podem ser definidas como grupos de indivíduos que nasceram em um mesmo intervalo de tempo. Esses grupos compartilham entre si comportamentos, preferências, atitudes e perspectivas. Em relação as decisões, estas acompanham os indivíduos ao longo de sua vida. Por outro lado, os pontos de vistas em torno da tomada de decisão variam, isto porque historicamente o campo de tomada de decisão, de acordo com Andersen e Andersen (1977), passou por vários estágios. Assim, pouco se sabe, por exemplo, como grupos de gerações tomam suas decisões.
Visando proceder à investigação dos dados, adotaram-se os softwares bibliometrix (RStudio) e VOSviewer. Tais escolhas possibilitaram a construção de análises bibliométricas com interpretação descritiva e da base intelectual. Para tanto, sete categorias de análise foram fixadas: evolução, origem, autoria, afiliação e fonte, contemplando a análise descritiva dos estudos, e temática associada à tomada de decisão em diferentes gerações (clusters da bibliografia e palavras-chave), contemplando a análise da base intelectual da produção científica.
Foi possível observar o aumento no número de publicações referente ao tema e sua distribuição no cenário mundial. Além disso, identificou-se a relevância e o interesse do assunto para a produção científica. De outro modo, a investigação acerca da tomada de decisão nas diferentes gerações foi realizada a partir da análise de clusters, desenvolvidos por meio dos softwares. A partir das discussões tecidas, constatou-se que as produções científicas se concentram em estudar uma geração específica diante de um tipo de decisão particular.
ANDERSEN, D. L.; ANDERSEN, D. F. Theories of decision making: an annotated bibliography. 1977. MILHOME, J. C.; ROWE, D. E. O. Gerações Brasileiras: Uma Proposta de Classificações a Partir de Eventos Históricos Marcantes. EnANPAD, 2020. REISENWITZ, T. H.; FOWLER, J. G. Information Sources and the Tourism Decision-making Process: An Examination of Generation X and Generation Y Consumers. Global Business Review, v. 20, n. 6, 2019. SIMON, H. A. A behavioral model of rational choice. Quarterly Journal of Economics. v. 69, p. 99-118, 1955.