Resumo

Título do Artigo

O EFEITO DA APRESENTAÇÂO DE UM ALIMENTO GOURMET NA PERCEPÇÃO SENSORIAL DO CONSUMIDOR
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Palavras Chave

Consumo de Brigadeiro
Doces
Gourmetização

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Rafael Farias de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Mariana de Freitas Coelho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa
3 - Márcia Cristina Teixeira Ribeiro Vidigal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Tecnologia de Alimentos

Reumo

Quando se trata de alimentos em geral, o sentido da visão pode ser estudado buscando entender até que ponto a apresentação é fator decisivo para o consumo. Michel et al. (2014) traçam uma relação entre a disposição de um prato com a percepção sensorial, já que o design, mesmo quando usado de forma implícita, pode melhorar a satisfação com o alimento, uma vez que a mente humana reage positivamente a estímulos artísticos mais elaborados. Dentre as estratégias de marketing utilizadas para estimular o consumo estão o investimento na apresentação de alimentos e o processo de gourmetização.
Levando em consideração as relações sensoriais e o valor percebido pelo cliente, o objetivo da pesquisa é analisar como a apresentação de um alimento pode influenciar a percepção sensorial pelo consumidor. O propósito é entender como um mesmo alimento, apresentado de formas diferentes, pode interferir na percepção humana.
Os estímulos propiciam grandes mudanças na forma de se trabalhar com ações de Marketing, as diversas áreas buscam atrair clientes por meio da curiosidade e ânsia por novas experiências e sensações, promovendo significados emocionais e sensoriais, embora alguns sentidos apresentarem um nível de complexidade maior para os estímulos, a experiência completa é relativamente mais impactante ao processo decisório do consumidor (ARGOLO, 2015; TOLEDO; LEON; WAKAMATSU, 2021). A esse conjunto de estímulos predominantemente culinários dá-se o nome de gourmet (LAGES, 2015).
A pesquisa possui natureza mista. É qualitativa e possui caráter exploratório devido ao uso dos grupos de foco para a obtenção dos termos do CATA e também como meio para o aprofundamento da discussão sobre a gourmetização; e quantitativa em função das escalas e análises de dados do experimento. Os participantes foram submetidos a testes sensoriais do brigadeiro gourmet e foram submetidos a três tipos de testes de avaliação, o CATA, uma escala hedônica de 9 pontos e um teste de intenção de compra.
Os dois brigadeiros que obtiveram a maior aceitação em relação à impressão global, possuíam algumas características que melhor as descrevia, os nove termos do teste CATA (Atrativo, Normal, Sabor Característico de Brigadeiro, Brilhante, Suculento, Cremoso, Sabor de Chocolate, Fresco e Equilibrado) podem, portanto, ser correlacionados com essas notas dos brigadeiros do prato bordô e da forma quadrada. Além disso, os nove termos podem explicar, as altas médias de impressão de compra e de aparência do brigadeiro de forma quadrada.
Mesmo sem constatar a alteração do sabor percebido, a mudança da aparência tem efeito significativo na intenção de compra e aceitação geral do produto pelo consumidor. Esse resultado pode possibilitar a ampliação dos estudos para o desenvolvimento de produtos de sucesso no mercado, bem como possíveis consolidações teóricas importantes para os estudos de marketing e comportamento do consumidor.
ACEVEDO, Claudia Rosa; FAIRBANKS, Victor Sergio Lopes. Os Efeitos do Marketing Sensorial Sobre a Experiência de Compra do Consumidor no Ponto de Venda. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 8, n. 1, p. 51–67, 2018. ARGOLO, Gisele Dias. Marketing na atmosfera gourmet: estratégias das empresas e atributos valorizados por clientes. 2015. LAGES, Maurício Piatti. A formação do consumo gourmet no Brasil: o caso dos cafés especiais e dos corpos que os acompanham. 2015. 184 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.