Resumo

Título do Artigo

Maior que a soma das partes: mapeando a cadeia de valor da maior empresa pública de saneamento básico do mundo
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Palavras Chave

cadeia de valor
Saneamento básico
Saneamento básico

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Luis F A Guedes
FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - são paulo
2 - Gleriani Torres Carbone Ferreira
FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - BUTANTA

Reumo

O saneamento básico é uma preocupação para milhões de brasileiros em plena segunda década do século XXI. A dinâmica de alocação de recursos públicos, necessidade de projetos técnicos e a capacidade operação e manutenção dos ativos de saneamento dificultam a difusão das tecnologias de saneamento, já há tanto dominadas. A Fundação Nacional de Saúde tem a missão de apoiar a comunidade, por meio de convênios e cooperação técnica, na busca por superar a falta de saneamento básico. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a experiência dos autores no mapeamento da Cadeia de Valor para a FUNASA.
No mundo, mais de 4 bilhões de pessoas vivem em locais sem saneamento básico e cerca de 2 bilhões de pessoas não têm acesso a água potável em casa (WHO & UNICEF, 2017). No Brasil o quadro é crítico: mais de 100 milhões de pessoas não têm acesso à coleta adequada de esgoto (Brasil, 2018). A ONU publica em 2015 os dezessete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e dentre eles aquele que visa “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”. A pesquisa tem como foco a empresa pública brasileira que tem a missão de levar saneamento às populações vulneráveis.
A fim de mapear a Cadeia de Valor de FUNASA, os autores partiram do conceito proposto por Porter e Kramer (2006), que propõem uma estrutura para avaliar o impacto (positivo ou negativo) das atividades de uma empresa no ambiente no qual opera. O mapeamento da cadeia de valor da FUNASA busca revelar sob a perspectiva acadêmica o conjunto de ações desenvolvidas em prol da geração de valor para os clientes finais da Fundação, favorecendo tanto o reconhecimento interno por parte dos servidores e outros interlocutores na máquina estatal, como o reconhecimento social.
A equipe foi formada com três pesquisadores e dois consultores. O mapeamento da Cadeia de Valor teve início com a análise do estatuto, missão, visão e valores, além documentos oficiais. As etapas de trabalho em ordem cronológica foram: identificação dos macroprocessos, discussão acerca do valor agregado das ações implementadas em cada um dos macroprocessos, identificação das áreas responsáveis pela geração de cada unidade de valor da organização, categorização dos eixos de valor, mapeamento dos interlocutores-chave externos e, por fim, a representação gráfica da Cadeia de Valor
O estudo culminou na elaboração da Cadeia de Valor da FUNASA, pela primeira vez na história da organização. Foram identificados os seguintes eixos de geração de valor: 1. Viabilizar o acesso à água de qualidade; 2. Implementar e ampliar sistemas de esgotamento sanitário; 3. Fomentar estudos e pesquisas ; 4. Desenvolver ações de manejo resíduos sólidos; 5. Implementar melhorias sanitárias domiciliares e 6. Coordenar programas de saneamento. Todos os eixos foram representados num infográfico, que foi distribuído para as Superintendências estaduais e incorporado ao acervo técnico da FUNASA
A aplicabilidade de conceitos teóricos no ambiente empresarial carece muitas vezes de orientações objetivas. Nesse sentido, este estudo demonstra uma metodologia de trabalho implementada com sucesso para operacionalizar uma teoria amplamente difundida na academia, mas pouco observada na prática gerencial. Rompendo com a forma estreita de entendimento de unidades da estrutura como núcleo da geração de valor, a pesquisa descortinou a forma transversal dos eixos de valor da FUNASA, além de reconhecer a importância da coordenação de diversas áreas para a implementação dos projetos estratégicos