Resumo

Título do Artigo

PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS QUANTO AOS RESULTADOS DE METODOLOGIAS ATIVAS EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE 2004 A 2018
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Metodologias Ativas
Curso de Administração
Produção Científica

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Islania Andrade de Lira Delfino
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Alexandre Pereira Wállace Ramos Pereira
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
3 - Edson Keyso de Miranda Kubo
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Mestrado e Doutorado
4 - Raíssa Alves Henrique
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Ccjs

Reumo

A inserção de tecnologias móveis que diminuem distâncias e flexibilizam a presença de estudantes, representa um marco histórico do momento atual (LOVATO et al, 2018). As metodologias ativas estão sendo amplamente discutidas para o ensino superior no fomento ao processo de ensino-aprendizagem. Elas são vistas como alternativas para a articulação de dimensões diversas, como a relação entre professores e alunos, seus conhecimentos prévios, os métodos, técnicas e objetivos de ensino, sendo um processo centrado no aluno como protagonista (ARAÚJO,2015), que evoca a integração entre teoria e prática.
Esta pesquisa parte do pressuposto de que as metodologias ativas são capazes de promover resultados satisfatórios de ensino aprendizagem aos alunos de Cursos de Administração, reconhecendo ainda a necessidade de se observar experiências de pesquisas anteriores relacionadas à adoção dessas metodologias no contexto do curso. Neste sentido, o estudo teve como objetivo geral conhecer os resultados das publicações acadêmicas sobre o uso de metodologias ativas em Cursos de Administração no período de 2004 a 2018.
As estratégias de ensino centradas no aluno e que viabilizam práticas educacionais voltadas à sua autonomia no processo de aprendizagem (NATEL; TARCIA; SIGULEM, 2013; MORAN, 2015) é preconizado pelas concepções das metodologias ativas. Destaque-se dentre elas a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Método de Caso, Mapa Conceitual, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Times, Sala de Aula Invertida (BERBEL, 1998; MORAN, 2015; BERGMAN, SAMS, 2017; BORGES; ALENCAR, 2017; MARIN et al, 2010), dentre outras.
Trata-se de estudo qualitativo com fins exploratórios. Como critério de seleção dos trabalhos considerou-se os que apresentaram no título, resumo ou palavras-chave os termos “metodologia ativa” e “Administração” ou seus correlatos. Utilizou-se como fonte de coleta as bases de dados digitais do Google Acadêmico, do SPELL e da BDTD. Foram identificados títulos, autores, instituições, tipo e veículo de publicação, ano, objetivo principal, metodologias ativas objeto de investigação, abordagem metodológica utilizada e principais resultados encontrados. A análise foi bibliométrica.
Foram analisados 36 trabalhos, sendo 32 artigos, três dissertações e uma tese. Os principais resultados para os alunos foi o favorecimento do processo de aprendizagem, da autonomia e motivação, da visão crítica e criatividade, da reflexão, dos processos de colaboração, do processo de formação do sujeito e da conciliação entre teoria e prática. Para os professores representa um desafio e um estímulo quanto à sua inserção e operacionalização, um ambiente propício ao debate, e possibilidade de aperfeiçoamento e aprendizagem constante dentre os resultados.
Revela-se a necessidade de intensificação desses trabalhos relacionados ao curso, visto que as metodologias de ensino ativas podem favorecer o processo de aprendizagem, além da carência de um framework de pesquisa. Percebe-se ainda que, apesar de adotarem metodologias ativas os docentes pouco relatam suas experiências em publicações. Esta experiência provavelmente fica limitada ao professor, por não socializar esse conhecimento com pares e sociedade por meio de produções científicas.
FONSECA, S. M.; MATTAR NETO, J. A. Metodologias ativas aplicadas à educação a distância: revisão de literatura. Revista EDaPECI, São Cristóvão (SE), v. 17, n. 2, p. 185-197, mai./ago. 2017. LOVATO, F. L.; MICHELOTTI, A.; DA SILVA LORETO, E. L. Metodologias Ativas de Aprendizagem: Uma Breve Revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 15 maio 2018. PAIVA, M. R. F.; PARENTE, J. R. F.; BRANDÃO, I. R.; QUEIROZ, A. H. B. Metodologias ativas de ensino aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, Sobral - V.15 n.02, p.145-153, Jun./Dez. 2016.