Resumo

Título do Artigo

Mercado de trabalho e desemprego: uma análise no setor de serviços e comércio de uma cidade da mesorregião centro-sul do paraná
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de pessoas
Empregabilidade
Políticas Públicas

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - José Luiz Pinheiro Gomes
-
2 - Silvio Roberto Stefano
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Guarapuava
3 - Márcio Luiz Bernardim
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz - Guarapuava

Reumo

O mercado de trabalho brasileiro durante as últimas décadas tem passado por profundas mudanças causadas pelo processo de globalização diminuindo os empregos e exigindo maior qualificação e capacitação dos trabalhadores. Essas mudanças, somadas com as crises econômicas, tornaram o mercado de trabalho mais dinâmico e competitivo, na medida que ocorre um aumento desproporcional da demanda em relação a oferta de trabalho, elevando o desemprego. O governo procura amenizar o desemprego com as políticas públicas e o meio acadêmico contribui com os resultados de seus estudos sobre a temática.
A Questão norteadora de pesquisa: quais são os principais indicadores do mercado de trabalho quais são os principais indicadores do mercado de trabalho envolvendo as empresas comerciais e prestadoras de serviços e as políticas públicas de emprego e qualificação em um município do interior do estado do Paraná? E o objetivo principal dessa pesquisa foi analisar os principais indicadores do mercado de trabalho envolvendo as empresas comerciais e prestadoras de serviços e as políticas públicas de emprego e qualificação em um município do interior do estado do Paraná.
Segundo Marinho e Freitas (2019), com as mudanças tecnológicas, a intensificação da competição, as crises econômicas e os altos índices de desemprego causados pelo processo de globalização da economia, surge a necessidade por parte do governo (a partir dos anos 1990), com a formulação das políticas públicas para a diminuição do desemprego. Para Fonzar e Marcantonio (2014), surgem teorias tentam explicar a relação do trabalhador com o mercado de trabalho, como a da empregabilidade, que está relacionada com a capacidade do individuo de conquistar seu espaço no mercado de trabalho.
Primeiramente foi realizado uma análise das informações sobre o mercado de trabalho de Guarapuava no portal do Cadastro geral de Empregados e Desempregados, bem como uma coleta qualitativa de dados por meio de entrevistas que procurou investigar quatro órgãos devido a suas possíveis participações nas políticas públicas de emprego em Guarapuava. Por segundo, a pesquisa utilizou-se de uma abordagem quantitativa em uma pesquisa de campo que foram pesquisados 100 trabalhadores a respeito dos pilares da empregabilidade e das percepções sobre o mercado de trabalho em Guarapuava.
Os setores de serviço, comércio e indústria em Guarapuava apresentaram fechamentos de postos de trabalhos nos anos de 2015 e 2016, possivelmente pela crise política e econômica que o país passa e que foi mais grave nesses anos. Dos órgãos investigados foi observado uma grande participação da Agência do Empreendedor, do Programa Bom Negócio da SETI e da Agência do trabalhador nas políticas públicas de qualificação. Enquanto, os trabalhadores pesquisados percebem a necessidade da qualificação como requisito principal para a sua colocação no mercado de trabalho.
Em Guarapuava percebe-se um conjunto de políticas públicas ainda incipiente no sentido de melhorar a qualificação e ampliar a empregabilidade. Isso apresenta-se ainda mais evidente com a desativação do Conselho Municipal do Trabalho, que desempenhava grande papel no monitoramento e geração de políticas públicas com vistas à criação de empregos. Assim como ficou destacado que é necessária uma maior atenção da administração pública na oferta de cursos que proporcionem treinamento para esses trabalhadores.
MARINHO, P.; FREITAS, M. Sociedade sem empregos: culpabilizar para flexibilizar (o sujeito). Revista Brasileira de educação de jovens e adultos. v. 6, p. 41-52, 2018. FONZAR, A.Q.; MARCANTONIO, M.S. Empregabilidade: o networking como diferencial competitivo e a percepção dos jovens universitários. Revista FFbusiness. v. 12, n. 14, p. 125-140, 2014.