Comportamento do consumidor
Intenção de compra
Energia solar fotovoltaica
Área
Marketing
Tema
Mercados de luxo e outros novos mercados
Autores
Nome
1 - Álvaro José de Araújo Filgueira FACULDADE DAS AMÉRICAS - FADAM - Maracanaú - Ceará.
2 - afonso carneiro lima UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
3 - Jose Sarto Freire Castelo UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de pos-graduação acadêmico
Reumo
Muitos países têm buscado fontes alternativas de energia que não agridam ao meio ambiente. A busca pela diversificação da matriz energética, preservação ambiental e o avanço industrial motivaram adoção de energias renováveis no mundo, como a energia solar (Nascimento, 2017).
No Brasil, as condições naturais favorecem a adoção da energia solar. Entretanto, o eixo norte não tem apresentado avanços na implantação dessa energia. As razões prováveis são: pouca disseminação da cultura e incentivos públicos, a falta de divulgação da tecnologia solar e seus benefícios econômicos, sociais e ambientais
Quais os fatores que mais contribuem à intenção de compra do consumidor de energia solar fotovoltaica? Assim, tem-se como objetivo analisar a influência dos principais fatores à intenção de compra de sistemas solares fotovoltaicos por parte de potenciais consumidores residenciais de energia elétrica. Para estudar a razão deste fenômeno no aspecto comportamental dos consumidores de energia elétrica residencial, foi escolhido o município de Fortaleza, Ceará, em virtude da sua atual liderança de destaque neste segmento na região nordeste.
O fundamento teórico deste pleito acadêmico e do mercado de energia solar teve apoio de três dimensões: comportamento do consumidor e de compra, e o processo de adoção de novas tecnologias.
A pesquisa foi respaldada nos autores Karsaklian (modelo da teoria da demanda), Kotler e Armstrong (2003), Ajzen (Teoria do Comportamento Planejado) e Korcaj (modelo de adoção do sistema fotovoltaico), que possibilitaram a formulação de 9 (nove) hipóteses da pesquisa que relacionaram à proteção ambiental, desenvolvimento econômico, independência energética individual, lucro financeiro e status social.
Pesquisa de campo, descritiva, quantitativa e não probabilística, realizada em maio e junho de 2018, contemplou 7 secretarias regionais de Fortaleza com 223 respondentes.
Para coleta de dados, utilizou-se um formulário de pesquisa online (42 afirmações), criado na plataforma Google Drive. A coleta foi realizada por meio da internet (mail e grupos de WaatsApp com um link e texto explicativo sobre a pesquisa) e presencial com visitas a condomínios de casas.
Os dados obtidos foram codificados e preparados para análise por meio do software SmartPLS, via modelagem de equações estruturais (MEE).
Modelo de Mensuração, a Validade Convergente não atendeu aos critérios (AVE > 0,50), e foram excluídas as variáveis com carga fatoriais de menor valor. Foi processado ajuste no MEE, entretanto não atendeu a Confiabilidade do Modelo, pois o construto CTP não atendeu aos critérios (AC > 0,60) e foi excluído.
A Validade Discriminante atendeu aos critérios de Chin, e Fornell e Larcker, pois os construtos são independentes um dos outros.
O Modelo Estrutural com 9 hipóteses formuladas, 6 foram suportadas (benefício ambiental, financeiro, autarquia, controle comportamental, atitude e norma subjetiva
Foram confirmados os seguintes fatores e relações, influenciadores da intenção de compra da energia solar: benefício ambiental, financeiro, autarquia e custo total percebido com o benefício global percebido (atitude) e ainda o benefício global percebido (atitude) e controle comportamental percebido com a intenção de compra. Em síntese conclui-se que há uma necessidade de se elevar os benefícios, reduzir os custos percebidos sobre a tecnologia e valorizar a importância da geração de energia solar nos grupos de referência, para que haja assim uma maior adesão futura dessa tecnologia.
Ajzen, I. (1985). From intentions to actions: a theory of planned behavior. In J. Kuhl & J. Bechman (Eds). Action-Control: from cognition to behavior (pp. 11-39). Heidelberg: Springer.
Korcaj, L., Engel, R., & Spada, H. (2014). Acceptance of Residential Solar Photovoltaic Systems among German Homeowners. Umweltpsychologie, 18, 84-103. Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/272441930_Acceptance_of_Residential_Solar_Photovoltaic_Systems_among_German_Homeowners
Kotler, P., & Armstrong, G. (2003). Princípios de marketing. (9a ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.