Resumo

Título do Artigo

Modalidades didáticas e as gerações X, Y e Z: um estudo com alunos dos cursos de Economia, Administração e Contabilidade de uma Universidade Pública Federal no Nordeste
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Palavras Chave

Modalidades didáticas
gerações X, Y e Z
Ensino Aprendizagem

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Vivianne
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - Campos A.C Simões
2 - Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - Faculdade de economia, administração e contabilidade - FEAC
3 - DAIANE TRETTO DA ROCHA
-
4 - jose jaconias da silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
5 - Renato Neder
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - FACC

Reumo

Pesquisas realizadas nos últimos anos identificaram características semelhantes entre as gerações diferentes (Cavazotte, Lemos e Viana, 2012; Muller, 2013; Castro et al., 2014; Oliveira e Cruz, 2016; Budacs, 2016), mostrando que os indivíduos da geração Alfa apresentam grande familiaridade com a tecnologia, mais que a geração Z, onde estas passam a funcionar como extensões de seus corpos se comparados com os integrantes da geração Y. Essa dinâmica demanda alterações na proposta pedagógica para que passem a integrar ferramentas tecnológicas (Siqueira, Albuquerque e Magalhães, 2012).
Quais as modalidades didáticas preferidas entre os alunos de acordo com a geração a que pertencem? Será analisado por meio do método de Kolb, com alunos de Economia, Administração e Contabilidade da UFAL. Quanto aos objetivos específicos, têm-se uma análise quantitativa através dos resultados estatísticos obtidos com os seguintes objetivos: (a) Identificar o perfil e geração dos alunos; (b) Analisar o estilo de aprendizagem dos discentes através do método Kolb, conforme a geração; (c) Identificar a preferência dos alunos em relação às modalidades didáticas.
O ambiente de ensino proporciona interação e troca de experiências entre alunos e professores de gerações distintas, fazendo surgir conflitos devido a visões de mundo diferentes. Além disso, as instituições enfrentam dificuldades para engajar as novas gerações, visto que os alunos já não veem a educação como agente fundamental para a vida, buscam reconhecimento e gratificação imediatos e tem grande dificuldade em lidar e se adaptar a regras rígidas, demonstrando desinteresse pela forma de ensino predominante caracterizado por certa hierarquia, com formalidades e normas a serem seguidas.
Do ponto de vista de abordagem do problema, a pesquisa é classificada como quantitativa. Com base no universo de 1.630 alunos, sendo estes os alunos regularmente matriculados nos cursos, foi definido o tamanho da amostra para a pesquisa. Considera-se 95% de grau de confiabilidade, com margem de erro amostral padrão de ± 5%. A amostra do estudo abrangeu 312 alunos, sendo 171 alunos do sexo masculino (54,6%), e 142 alunos do sexo feminino (45,4%). A amostra foi classificada de acordo com a idade e série dos alunos objetivando a identificação da geração, do estilo de aprendizagem e modalidades.
Ao finalizar a análise dos resultados obtidos no atual trabalho, foi possível verificar que a maioria dos alunos que afirmaram não estarem satisfeitos com o curso não conseguem entender a matéria pela forma como é ministrada a disciplina, pela exigência de um alto grau de abstração, por ser cansativa e pelo conteúdo ser mal trabalhado.
Foi encontrado diferentes gerações em um mesmo curso, com predominância da geração Z, e isso exige que as metodologias e modalidades sejam atualizadas para que melhor atendam as novas gerações. Já é perceptível que os acadêmicos da geração z têm preferencias por abordagens mais ativas e que não se assemelha em nada com as abordagens conservadoras que muitos professores utilizam.
BATISTA, F. H. A; GALELLI, A. O Comprometimento Organizacional e a Teoria das gerações: Um estudo de caso em uma empresa metalúrgica na serra gaúcha. Revista GEINTEC. São Cristovão/SE – 2014. BAUMAN, Z. "Between us, the generations", in J. Larrosa (ed), On generations. On coexistence between generations, Barcelona: Fundació Viure i Conviure, 2007. CARRARA, Tânia Maria Paiva; NUNES, Simone Costa; SARSUR, Amyra Moyzes. Retenção de Talentos de Diversas Gerações em um mesmo Contexto Organizacional. In: ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO, IV, 2013, Brasília. Anais. ANPAD, 2013.