Resumo

Título do Artigo

Táticas de Socialização Organizacional como forma de transmissão da Cultura Organizacional: estudo exploratório com trainees da Geração Z
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Palavras Chave

Táticas de socialização organizacional
Cultura organizacional
Diversidade geracional

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades Organizacionais

Autores

Nome
1 - Paulo Duque Pereira da Silva
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
2 - DARCY MITIKO MORI HANASHIRO
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Socias e Aplicadas - PPGA

Reumo

No ambiente organizacional, pode-se compreender que pessoas se encontram e mantêm processos relacionais, a partir dos quais a cultura organizacional é formada. Se a cultura é compartilhada, há processos de formação e construção da mesma, implicando também na sua transmissão. A socialização organizacional é um dos processos pelo qual ocorre a transmissão da cultura organizacional.
O problema de pesquisa pode ser formulado na seguinte questão: as táticas de socialização implementadas por organizações e seus resultados esperados se adequam às características de trainees pertencentes à Geração Z? Por conseguinte, o objetivo do presente estudo é de compreender se a tipologia das táticas de socialização organizacional como forma de transmissão da cultura organizacional e os resultados esperados desse processo, realizados por organizações brasileiras, se adequam às características da Geração Z.
Compreende-se cultura organizacional como um fenômeno produzido em cada organização através do compartilhamento de crenças, valores, pressupostos, pensamentos, ações e experiências, expressa particularmente em manifestações culturais (MARTIN, 2002), até que se atinja significação e reinterpretação, transformando o compartilhamento em um sistema de símbolos e sensemaking (HARRIS, 1994). A socialização organizacional é o processo pelo qual a cultura organizacional é transmitida: um indivíduo adquire o conhecimento social e habilidades para assumir um papel social (TAORMINA, 2009).
Realizaram-se entrevistas individuais e em grupo com trainees, um responsável por um programa de trainee e membros de consultorias especializadas, com roteiro semiestruturado e perguntas em profundidade. Utilizou-se da análise de conteúdo temática para análise dos dados. Partiu-se de categorização pré-definida: a tipologia das táticas de socialização organizacional proposta por Van Maanen e Schein (1979).
Os resultados apontaram as táticas de socialização coletiva/individual, formal/informal, fixa/variável e serial/isolada, investida/despojada, apresentadas pela literatura, se mostraram mais relevantes e o surgimento de outra tática (desafiadora/tradicional).
Como a tendência é de se realizar programas de trainees com pessoas pertencentes à Geração Z, a análise apresenta que os programas devem assumir características de dinamicidade, maior uso de tecnologias, aproveitamento de talentos, acompanhamento e feedbacks constantes.
HARRIS, S. G. Organizational culture and individual sensemaking: a schema-based perspective. Organization Science, v. 5, n. 3, p. 309–321, 1994. MARTIN, J. Organizational culture: mapping the terrain. London: SAGE, 2002. TAORMINA, R. J. Organizational socialization: the missing link between employee needs and organizational culture. Journal of Managerial Psychology, v. 24, n. 7, p. 650–676, 2009. VAN MAANEN, J. E.; SCHEIN, E. H. Toward a theory of organizational socialization. In: STAW, B. M. (ed.). Research in organizational behavior. Greenwich: JAI Press, 1979. p. 209–264. (v. 1).