Resumo

Título do Artigo

ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL DO NUBANK: uma análise de caso
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Palavras Chave

Cultura Organizacional
Startup
inovação

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - José Ricardo Melenchion
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Conceição
2 - Roberto Bezerra Nobrega
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Conceição
3 - Edson Keyso de Miranda Kubo
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Mestrado e Doutorado
4 - Eduardo de Camargo Oliva
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado)

Reumo

A economia tem sido fortemente afetada com o avanço da tecnologia. As inovações tecnológicas provocam aumento de produtividade, automatizam processos e viabilizam relações comerciais. Diante desta realidade, surgiram organizações, como as startups, que fazem uso de forte aplicação de ativos intangíveis, como o capital humano, para produção e venda de produtos e serviços. Desta forma, nessas organizações, a manutenção de uma cultura organizacional alinhada com o modelo de negócios e com o manejo do seu ambiente interno e externo torna-se um diferencial competitivo (CASAGRANDE; MACHADO, 2016).
O objeto de estudo da cultura organizacional sempre teve como base empresas tradicionais. As startups se diferenciam das empresas tradicionais por se caracterizarem como empresas inovadoras e que atuam em ambiente de incerteza (RIES, 2012; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE STARTUPS, 2018; GITAHY, 2016). O objetivo desse trabalho consiste em identificar e descrever elementos da cultura organizacional do Nubank, startup brasileira, recentemente fundada, de serviços financeiros que utiliza a tecnologia da informação.
A cultura organizacional pode ser identificada pela maneira como as pessoas se organizam, enquanto a imagem organizacional é definida pelos sistemas simbólicos com base nos valores e crenças da organização/contexto/sociedade, tornando única a organização em questão (SCHADECK, M. et al., 2016). É um tema que tem sido abordado com frequência com o objetivo de entender sua influência nos ambientes das novas organizações, como as startups, que proporcionam ambientes de trabalho criativos que aliam a experiência do cliente, inovação e tecnologia, transformando os modelos tradicionais de gestão.
Para esse trabalho, de caráter exploratório, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e utilização de dados secundários, por meio de análise documental de fontes, como artigos científicos publicados sobre a empresa, site oficial, jornais online de economia e gestão, análise temática de vídeos institucionais no canal Youtube, relatórios disponibilizados online por entidades relacionadas às áreas de tecnologia e inovação, bem como documentos da empresa publicados na mídia.
De acordo com a análise dos documentos, pode-se verificar que a empresa: atua com foco no cliente, buscando sua plena satisfação; proporciona autonomia aos funcionários que se sentem empoderados para desafiar a realidade em busca de melhores resultados, fazendo com que eles se sintam “donos do negócio”; tem como objetivo construir times com alta diversidade e diferentes visões, provocando resultados consistentes provenientes de discussões de diferentes opiniões; se preocupa com a produtividade do negócio, gerando valor para acionistas e clientes.
O modelo de negócios do Nubank está centrado no cliente. Os comportamentos existentes na empresa, sua marca, forma de comunicação com seus clientes, sem burocracias, com transparência e agilidade tornam a empresa pioneira no empreendedorismo e inovação no segmento financeiro no Brasil. Como elementos da cultura Organizacional do Nubank, pode-se identificar que estrategicamente desde o início da startup, sua cultura começou a ser desenhada. Os fundadores escreveram os princípios, e a partir deles estruturaram a organização, divulgando os pilares da cultura organizacional.
CAMPOS, M. F. H.; FONSECA, A. L. F.; FIGUEIREDO, F. P. S. Nubank: um estudo de caso em gestão da inovação dos serviços financeiros do Brasil. Anais do 4º Fórum Regional de Administração, Faculdade Sete de Setembro, Paulo Afonso-Bahia, 2017. CASAGRANDE, R. M.; MACHADO, D. D. P. N. Cultura Organizacional como Fator Complementar às Dimensões Culturais de Hofstede. Revista Pretexto, v. 17, n. 4, p. 81-94, 2017. CHU, R.A.; WOOD JR, T. Cultura organizacional brasileira pós-globalização: global ou local?. RAP, Rio de Janeiro, 42(5):969-91, Set./Out. 2008.