Resumo

Título do Artigo

MOTIVOS E RESULTADOS DO COMPORTAMENTO DE NÃO ADOÇÃO DO E-COMMERCE
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Palavras Chave

Comportamento do Consumidor
E-commerce
Teoria do comportamento planejado

Área

Marketing

Tema

Serviços, Varejo, Franquias e B2B

Autores

Nome
1 - Irailton Melo de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) - Departamento de Contábeis e Administração
2 - Emerson Wagner Mainardes
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Vitória

Reumo

O e-commerce mudou a maneira como os negócios são realizados, fazendo surgir novos modelos de negócios e oportunidades para empresas e consumidores, provocando mudanças significativas na maneira de as pessoas interagirem entre si e também com as empresas. Apesar disso, o e-commerce ainda não é a modalidade de compra adotada por boa parte dos consumidores.
Muitos estudos são dedicados a compreender o comportamento de adoção do e-commerce, porém são raros os estudos sobre o comportamento de não adoção do e-commerce e o que dele resulta, gerando, assim, uma lacuna de pesquisa. Este trabalho pretende preencher esta lacuna. Para tanto utiliza a Teoria do Comportamento Planejado (TCP), raramente utilizada para a compreensão de comportamentos de resistência. Esta pesquisa tem como objetivo verificar os motivos e resultados do comportamento de não adoção do comércio eletrônico como modalidade de compra.
Porque alguns consumidores usuários da internet adotam o e-commerce enquanto outros não? Este trabalho também faz esse questionamento e se propõem a investigar os motivos e resultados do comportamento de não adoção do e-commerce, utilizando como base a TCP. Para verificação dos motivos do comportamento de não adoção, propôs-se um modelo contendo os construtos atitude, normas subjetivas, controle comportamental percebido, intenção e comportamento. Os comportamentos resultantes são verificados por meio dos construtos boca a boca negativo e desinteresse pelo e-commerce, acrescidos à TCP.
Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário, cuja amostra final foi composta por 260 consumidores que declararam não comprar pelo e-commerce. O questionário contemplou todos os construtos do modelo (atitude, normas subjetivas, controle comportamental percebido, intenção, comportamento de não adoção, boca a boca negativo e desinteresse pelo e-commerce), utilizando escalas previamente validadas, além de variáveis de controle. Para tratamento dos dados foi utilizada a técnica de modelagem de equações estruturais com PLS (mínimos quadrados parciais).
Os resultados mostraram que o comportamento de não adoção do e-commerce é influenciado pela atitude, pelo controle comportamental percebido e pela intenção, podendo se desdobrar em outros dois comportamentos: boca a boca negativo e desinteresse pelo e-commerce. Todavia, não se observou significância estatística entre as normas subjetivas (influência da opinião de terceiros) e a intenção de não adoção do e-commerce, quando consideradas as variáveis de controle.
Os resultados permitiram concluir que o consumidor, ao dizer coisas negativas sobre o e-commerce e/ou demonstrar desinteresse por essa modalidade de compra, muito provavelmente já tem firmado o comportamento de não adoção do e-commerce. Os resultados também sugerem que a intenção de não adoção do e-commerce não sofre influência da opinião de pessoas próximas ao indivíduo resistente ao e-commerce.
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