Administração Pública
Governança das Aquisições
Mensuração de Desempenho
Área
Administração Pública
Tema
Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos
Autores
Nome
1 - Ana Carolina de Azeredo Pugliese UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Seropedica
2 - Saulo Barbará de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Reumo
Num cenário em que a sociedade passou a cobrar maior eficiência da administração pública, destaca-se o papel da área de compras, sua função de garantir os objetivos estratégicos da organização e as atividades que permitem reduzir custos e obter vantagem competitiva, bem como adotar a governança pública para melhorar o seu desempenho. (BATISTA; MALDONADO, 2008; FARIA et al., 2010TCU, 2014).
O presente estudo foi direcionado para o caso da área de licitações do IFRJ no qual verificou-se que não há uma política de mensuração de resultados para o Setor de Licitações. Por esse motivo, o presente estudo tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços da área de licitações do instituto e propor um método de mensuração de desempenho que possibilite medir e monitorar as atividades e processos em execução.
Desse modo, propõe-se a seguinte questão de pesquisa: como a implantação de indicadores de desempenho contribuirá para melhorar os serviços de licitação do IFRJ?
Nessa busca por eficácia, eficiência e efetividade, a administração pública passa a ser cobrada em relação à melhoria dos seus gastos – destacando-se, por consequência, as compras públicas e o seu papel estratégico nas organizações –, bem como a ser cobrada pela sociedade a adotar estruturas de governança que possibilitem analisar o desempenho de funções de avaliação, direcionamento e monitoramento de ações (BATISTA; MALDONADO, 2008; TRIDAPALL; FERNANDES; MACHADO, 2011; TCU,2014).
Na metodologia empregaram-se as pesquisas qualitativa, exploratória e descritiva, as quais foram utilizadas como técnicas de coletas de dados de entrevistas semiestruturadas, grupo focal, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e observação participante voltadas para o levantamento de dados relacionados à mensuração de desempenho do setor de licitações.
Os resultados obtidos a partir da análise de dados confirmaram o pressuposto da carência de um sistema de medição para a área de licitações. Desta forma, foi proposto um plano de ação para a implantação de um sistema de medição de desempenho em cinco etapas (preparação, diagnóstico, definição, proposta de implantação e manutenção). O objetivo do plano de ação é o de proporcionar à área de licitações e à gestão do IFRJ um instrumento para monitorar e controlar as compras, contratações e melhorar o desempenho do Setor de Licitações de modo planejado e contínuo.
Assim, tem-se a perspectiva de que a adoção de um sistema de medição de desempenho proporcionará aos servidores da área de licitações melhor conhecimento sobre o processo de compras, o resultado das suas atividades e a satisfação dos seus usuários. Isso permitirá analisar rotinas e propor soluções para a melhoria contínua, bem como ajudar a criar mecanismos de forma a implantar a governança das aquisições, proporcionar à gestão do IFRJ o acompanhamento das compras e contratações e contribuir para o aumento da eficácia, eficiência e efetividade da gestão do setor estudado.
ARAUJO, L. C. G.; GARCIA, A. A.; MARTINES, S. Gestão de processos melhores resultados e excelência organizacional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BATISTA, M. A. C.; MALDONADO, J. M. S. V. O papel do comprador no processo de compras em instituições públicas de ciência e tecnologia em saúde (C&T/S). RAP- Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 4, p. 681-699, jul./ago. 2008.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.