Resumo

Título do Artigo

A MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO E A BUSCA DA MELHORIA DA PERFORMANCE DO SETOR DE LICITAÇÕES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Administração Pública
Governança das Aquisições
Mensuração de Desempenho

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - Ana Carolina de Azeredo Pugliese
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Seropedica
2 - Saulo Barbará de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

Num cenário em que a sociedade passou a cobrar maior eficiência da administração pública, destaca-se o papel da área de compras, sua função de garantir os objetivos estratégicos da organização e as atividades que permitem reduzir custos e obter vantagem competitiva, bem como adotar a governança pública para melhorar o seu desempenho. (BATISTA; MALDONADO, 2008; FARIA et al., 2010TCU, 2014).
O presente estudo foi direcionado para o caso da área de licitações do IFRJ no qual verificou-se que não há uma política de mensuração de resultados para o Setor de Licitações. Por esse motivo, o presente estudo tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços da área de licitações do instituto e propor um método de mensuração de desempenho que possibilite medir e monitorar as atividades e processos em execução. Desse modo, propõe-se a seguinte questão de pesquisa: como a implantação de indicadores de desempenho contribuirá para melhorar os serviços de licitação do IFRJ?
Nessa busca por eficácia, eficiência e efetividade, a administração pública passa a ser cobrada em relação à melhoria dos seus gastos – destacando-se, por consequência, as compras públicas e o seu papel estratégico nas organizações –, bem como a ser cobrada pela sociedade a adotar estruturas de governança que possibilitem analisar o desempenho de funções de avaliação, direcionamento e monitoramento de ações (BATISTA; MALDONADO, 2008; TRIDAPALL; FERNANDES; MACHADO, 2011; TCU,2014).
Na metodologia empregaram-se as pesquisas qualitativa, exploratória e descritiva, as quais foram utilizadas como técnicas de coletas de dados de entrevistas semiestruturadas, grupo focal, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e observação participante voltadas para o levantamento de dados relacionados à mensuração de desempenho do setor de licitações.
Os resultados obtidos a partir da análise de dados confirmaram o pressuposto da carência de um sistema de medição para a área de licitações. Desta forma, foi proposto um plano de ação para a implantação de um sistema de medição de desempenho em cinco etapas (preparação, diagnóstico, definição, proposta de implantação e manutenção). O objetivo do plano de ação é o de proporcionar à área de licitações e à gestão do IFRJ um instrumento para monitorar e controlar as compras, contratações e melhorar o desempenho do Setor de Licitações de modo planejado e contínuo.
Assim, tem-se a perspectiva de que a adoção de um sistema de medição de desempenho proporcionará aos servidores da área de licitações melhor conhecimento sobre o processo de compras, o resultado das suas atividades e a satisfação dos seus usuários. Isso permitirá analisar rotinas e propor soluções para a melhoria contínua, bem como ajudar a criar mecanismos de forma a implantar a governança das aquisições, proporcionar à gestão do IFRJ o acompanhamento das compras e contratações e contribuir para o aumento da eficácia, eficiência e efetividade da gestão do setor estudado.
ARAUJO, L. C. G.; GARCIA, A. A.; MARTINES, S. Gestão de processos melhores resultados e excelência organizacional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2017. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BATISTA, M. A. C.; MALDONADO, J. M. S. V. O papel do comprador no processo de compras em instituições públicas de ciência e tecnologia em saúde (C&T/S). RAP- Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 4, p. 681-699, jul./ago. 2008. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.