Resumo

Título do Artigo

O IMPACTO DO EFEITO EM DE REDE NA ACEITAÇÃO DE UMA PLATAFORMA PEER-TO-PEER: UM ESTUDO COM PLAYERS DA AIRBNB
Abrir Arquivo

Palavras Chave

UTAUT2
Efeito em Rede
Modelagem de Equações Estruturais

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Kelly Carvalho Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - Guilherme Alcântara Pinto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Joel Yutaka Sugano
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
4 - Eduardo Gomes Carvalho
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Varginha

Reumo

Novos modelos de negócios nos formatos de economia compartilhada surgiram nos últimos anos. A AirBnB está entre as maiores desse formato caracterizando-se por (i) vender o uso ao invés da propriedade de um produto; (ii) explorar recursos e capacidades não utilizados; (iii) fornecer serviços de reparação e manutenção; e (iv) explorar o consumo colaborativo. Utilizou-se uma das teorias mais influentes na adoção de tecnologia como base para a conceituação e ampliou-a com um construto originário das teorias econômicas: a externalidades de rede.
Usamos o efeito em rede como um construto moderador da relação de influência entre: (i) expectativa de desempenho; (ii) expectativa de esforço; (iii) influência social; (iv) condições facilitadoras; (v) motivação hedônica; (vi) valor do preço e (vii) hábito e a intenção comportamental (IC). Utilizaram-se os conceitos da UTAUT2 e Efeito em Rede, com o objetivo de analisar como o efeito em rede modera a aceitação de um aplicativo utilizado em plataforma peer-to-peer.
Várias teorias foram concebidas para estudar a aceitação de tecnologia. A mais relevante é a Extensão da Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia. Composta pelos construtos: expectativa de desempenho; condições facilitadoras; expectativa de esforço; influência social; intenção comportamental; motivação hedônica; preço; hábito. Propõe-se utilizar as externalidades de rede como variável moderadora da relação dos aspectos psicológicos e sociológicos da adoção com a intenção comportamental, acreditando que o status econômico impacta no uso de qualquer aplicação relacionada à tecnologia.
Para a presente pesquisa foi utilizado a Modelagem de Equações Estruturais com o uso do Smart PLS. Foi utilizado um survey em que os indicadores foram adaptados da literatura. A redação foi modificada para se adequar ao contexto das plataformas peer-to-peer (tecnologia estudada) e submetida a pré-teste. Os respondentes foram contatados individualmente; o envio do questionário foi condicionado à verificação de se os respondentes compunham o perfil desejado. Foram aplicados 268 questionários válidos com usuários (anfitriões e hóspedes) da plataforma AirBnb, em mais de cem cidades brasileiras.
Foi constatado que a percepção de existir infraestrutura para o uso do aplicativo influencia no desejo de utilizá-lo, em especial, quando os indivíduos começam a perceber o aumento do benefício gerado com o crescimento de outros usuários; comportamento semelhante para o hábito. A influência social interfere na IC, porém, ao adicionar o efeito em rede como moderador, impacta negativamente. O preço impõe um efeito positivo na IC, no entanto, quando inserido o efeito em rede como moderador essa relação perde a significância. Isso indica que os usuários avaliam as diferenças monetárias.
Como resultado, verificou-se que todos os fatores de UTAUT2 influenciam na aceitação do usuário. No entanto, o efeito em rede modera essa influencia quando se tratam dos fatores condições facilitadoras, hábito e influência social. Em adição, fatores como a confiança e o risco são recomendados para serem incluídos em estudos adicionais sobre o UTAUT2 aliados também ao conceito econômico de efeito em rede, uma vez que, ambos podem ter um impacto na aceitação para determinados usuários.
Hair, J. F., Hult, G. T. M., Ringle, C. M., & Sarstedt, M. (2014). A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Los Angeles: Sage Publications Inc. Katz, M. L., & Shapiro, C. (1985). Network Externalities, Competition and Compatibility. The American Economic Review, 75(3), 424–440. Venkatesh, V., Thong, J. Y. L., & Xu, X. (2012). Consumer Acceptance and Use of Information Technology: Extending the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. MIS Quarterly, 36(1), 157–178.