Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: notas introdutórias a partir do contexto da aviação
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sustentabilidade
organizações
aviação sustentável

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Bárbara Ivy Crema de Vasconcelos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - Londrina

Reumo

É possível construir o sentido de sustentabilidade? Ao iniciar por essa reflexão, podemos ir mais adiante e questionar sobre esta temática no contexto da aviação. Como desenvolver uma aviação sustentável? Apesar da presente pesquisa não focar em responder de forma enfática a tais perguntas, faz-se necessário torná-las presentes para que ecoem no cerne da reflexão que será levantada neste ensaio teórico. Haja vista que, tais concepções remetem, em diferentes níveis, ao comportamento interacional que as organizações podem promulgar quando ampliam seu olhar sobre sustentabilidade.
Esse ensaio interessa-se pela ampliação dos conceitos relacionados a sustentabilidade como ponto facilitador das estratégias organizacionais, no contexto da aviação, que priorizam as boas práticas econômicas, sociais e ambientais. Para tanto, o problema norteador deste trabalho é quais os possíveis caminhos para a sustentabilidade no contexto da aviação, a partir dos objetivos de desenvolvimento sustentável apresentados pela Organização das Nações Unidas, na agenda 2030? Neste sentido, este ensaio teórico tem por objetivo apresentar possíveis caminhos para o fomento de uma aviação sustentável.
O primeiro tópico corrobora sobre as noções de sustentabilidade nas organizações, sendo assim, nele, é apresentado conceitos tido como fundamentais, bem como distinções entre os termos sustentável, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável; no segundo, é exposto os objetivos de desenvolvimento sustentável no contexto da aviação; no terceiro, é apresentado o entendimento de aviação sustentável.
a própria limitação da inserção da temática da sustentabilidade no contexto organizacional, ao que parece, a adesão de modelos de relatórios ou compromissos é tido como suficiente para as empresas aéreas, e demais participantes do trade aeronáutico, no que tange as ações e iniciativas sustentáveis que se envolvem, por conseguinte, o entendimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável no contexto da aviação torna-se fator circunstancial na projeção da temática sustentabilidade dentro do setor e sua relação prática com as atividades do transporte aéreo.
Os problemas socioambientais gerados pelas indústria aérea constituem um desafio complexo e multifacetado, que exige mais do que alternativas tecnológicas rígidas para superação de problemas ambientais, sociais e econômicos. Os desafios para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável, por exemplo, são muitos, uma vez que é necessário romper com a herança do século XIX, baseada na bem sucedida fragmentação e na superespecialização. Além disso, é preciso estimular a cooperação inter e intraorganizacional de forma a quebrar as sólidas barreiras entre as diversas áreas de conhecimento.
ADAMS, W. M. The future of sustainability: Re-thinking environment and development in the twentyfirst century. Report of the IUCN Renowned Thinkers Meeting, 29–31 January 2006,Gland:IUCN.Disponível em: http://cmsdata.iucn.org/downloads/iucn_future_of_sustanability.pdf. 2006. Acesso em:10 jun 2018. ALMEIDA, F. Os desafios da sustentabilidade: uma ruptura urgente. Elsevier Brasil, 2007. ANDERSON, K.; SHACKLEY, S.; MANDER, S.; BOWS, A. Decarbonising the UK: Energy for a Climate Conscious Future. Manchester: Tyndall Centre. 2005